IPT Logotipo do IPT

Formação Breve Transversal em Recursos Bibliográficos Eletrónicos

Recursos Bibliográficos Eletrónicos

<< voltar ao Plano Curricular

2 ECTS; 1º Ano, Anual, 30,0 TP , Cód. 40201.

Docente(s)
- Célio Gonçalo Cardoso Marques (1)
- João Paulo Mateus Pedro (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
O objetivo principal desta Unidade Curricular é dotar os/as formandos/as de estratégias de pesquisa de informação e capacitá-los/as para a utilização de ferramentas eletrónicas de recolha e referenciação bibliográfica.

Programa
a) Relevância da seleção das fontes em investigação científica;
b) Normas de referenciação bibliográfica APA 7;
b) Indexação da produção científica: SCOPUS e Web of Science
c) Pesquisa de texto integral: b-On – Biblioteca do Conhecimento Online; EBSCO; ProQuest; DOAJ: Directory of Open Access Journals;
d) Repositórios científicos: RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto em Portugal; DART Europe; OATD - Open Access Theses and Dissertations; NDLTD - Networked Digital Library of Theses and Dissertations;
f) Mendeley Library e desktop: função de armazenamento e tratamento;
g) Mendeley cite: função de referenciação;
h) Mendeley search e web importer: função de pesquisa;
i) Presença online e disseminação de produção científica: Ciência ID, ORCID, ResearchGate.

Metodologia de avaliação
Os conhecimentos adquiridos serão avaliados através de um trabalho individual de investigação em avaliação contínua e exame (100%).

Bibliografia
- American Psychology Association, A. (2020). Publication manual of the American Psychological Association: the official guide to APA style. UA: APA
- Becker, H. (1998). Tricks of the Trade: How to Think about Your Research While You’re Doing It. EUA: The University of Chicago Press
- Marques, C. e Gonçalves, J. e Gonçalves, S. (2021). Manual de Investigação Qualitativa - Conceção, Análise e Aplicações. Lisboa: Pactor
- Literature review as a research methodology: An overview and guidelines.(2019, 0 de ---). Journal of Business Research, pp. 333-339.

Método de Ensino
As metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas envolvem exposições teóricas, resolução de exercícios práticos, demonstrações, debates e orientação tutorial.

Software utilizado nas aulas
- Ferramentas da Web 2.0;
- Mendeley;
- Processador de texto Microsoft Word;

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado