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Gestão

Planeamento e Inovação em Marketing

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4406/2017 - 22/05/2017

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 92956.

Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1. Compreender a importância do planeamento e da inovação nos mercados fortemente competitivos.
2. Compreender e desenvolver estratégias de marketing que agreguem valor à oferta em mercados competitivos.
3. Compreender a gestão do marketing mix com um enfoque no papel crítico das marcas como instrumento maior de agregação de valor à oferta em mercados fortemente competitivos.
4. Os alunos deverão saber relacionar enquadramentos conceptuais do Marketing a situações organizacionais reais.
5. Compreender o processo de gestão da marca e do seu impacto na agregação de valor a produtos, serviços e organizações, como forma de atracção e fidelização de consumidores.



Programa
I - Princípios de criação de valor
1-Marketing e valor para o accionista
2-Mercado e valor
3-Inovação
II – Desenvolvimento de estratégias de valor
1-Avaliação do posicionamento estratégico
2-Valor baseado em estratégias de marketing
III – Gestão de marketing-mix
1-Gestão de produto e Criação de marcas
2-Preço e valor
3-Comunicações baseadas em valor
4-Segmentação
5-Marketing baseado em valor na era digital

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: constituída prova escrita individual, ponderação de 50%, nota mínima de oito valores, e por trabalho de grupo com apresentação e discussão, ponderação de 50%, nota mínima de dez valores.
Avaliação por exame: Prova individual 100%.

Bibliografia
- Dionísio, P. e Lévy, J. e Rodrigues, J. e Lendrevie, J. (2015). Mercator da Língua Portuguesa Teoria e prática do marketing. Lisboa, Portugal: Dom Quixote
- Doyle, P. (2008). Value-Based Marketing: Marketing Strategies for Corporate Growth and Shareholder Value. UK: Wiley and Sons
- Pinto e Castro, J. (2007). Comunicação de Marketing. Lisboa: Sílabo
- Trott, P. (2017). Innovation Management and New Product Development. UK: Pearson

Método de Ensino
Método expositivo com apresentação de casos práticos para a discussão e consolidação dos temas apresentados nas aulas. Interpretação e resumo de artigos científicos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº208 de 24/10/2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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