IPT Logotipo do IPT

Gestão de Empresas

Estratégia Empresarial

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016

4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 9152325.

Docente(s)
- António Anacleto Viegas Ferreira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não há pré-requisitos, mas aconselha-se posse de conhecimentos básicos de Gestão e Economia.

Objetivos
1.Conhecer as origens do pensamento estratégico;
2.Estudar algumas escolas do pensamento estratégico;
3.Analisar as alternativas estratégicas das empresas, tendo em conta a especificidade de cada organização e as características das indústrias e dos clusters onde se inserem;
4.Identificar as melhores estratégias para empresa;
5.Desenvolver a reflexão crítica em relação à análise, formulação e planeamento estratégico;
6.Saber lidar com as informações seus sistemas e formas de aplicação na estratégia de uma empresa;
7.Desenvolver as capacidades de análise de gestão, com a informação e a integração na estratégia das empresas.

Programa
1.Origens do pensamento estratégico
1.1. A contribuição militar;
1.2. A contribuição da teoria dos sistemas;
1.3. A contribuição da teoria económica;
1.4. A contribuição das matemáticas.
2.Escolas do pensamento estratégico
2.1. Escola do Planeamento;
2.2. Escola Empreendedora;
2.3. Escola do Poder;
2.4. Escola dos Recursos.
3.Análise estratégica
3.1. Pensamento e planeamento estratégico;
3.2. Análise do meio envolvente da empresa;
3.2.1. O Modelo LCAG;
3.2.2. O Modelo de Porter;
3.2.3. Grupos Estratégicos.
4.Analise da empresa
4.1. Meios e recursos da empresa;
4.2. Análise Swot;
4.3. Cadeia de valor.
5.Formulação da estratégia
5.1. Definição de Negócio;
5.2. As cinco estratégias competitivas básicas.
6.Adequação da estratégia para adaptação a situações específicas do sector e da empresa.
7.Conceito, desafios e mudanças nos sistemas de informação.
8.Análise de gestão, com a informação e a integração na estratégia das empresas.
9.Casos práticos

Metodologia de avaliação
1) Avaliação contínua:
- 1prova escrita: 50%(nota mínima de 8 valores);
- Trabalho prático com apresentação: 50%;
2) Avaliação não contínua:
- Prova escrita: 100%;

Bibliografia
- Carvalho, J. (2006). Manual de Estratégia, Conceitos Prática e Roteiro. Lisboa: Edições Silabo
- Lampel, J. e Ghoshal, S. e Quinn, J. e Mintzberg, H. (2014). The Strategy Process; Concepts, Contexts, cases. UK: Pearson Education
- Mintzberg, H. (2003). The Strategy Process. USA: Pearson Education
- Santos, J. (1992). A Gestão de Grupos Empresariais. Porto: Asa
- Shafritz, J. e Ott, J. e Jang, Y. (2011). Classics of Organization Theory. USA: Wadsworth

Método de Ensino
Temas da atualidade e discussão de estudos de caso, de acordo com o programa ministrado;
Consultas de trabalhos tendo em consideração os temas apresentados;
Equipamento audiovisual de apoio (data-show, power-point).

Software utilizado nas aulas
Power -point.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº208 de 24/10/2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado