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Ano Letivo: 2022/23

Comunicação Social

[CEM] Comunicação Autárquica

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054730.

Docente(s)
- Andreia Maria Alves de Almeida (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicavel

Objetivos
No final desta UC os alunos deverão conhecer, compreender, identificar e implementar os seguintes pontos:

a)Identificar as competências específicas em estratégia, planeamento, gestão e avaliação de comunicação autárquica, designadamente municipal.
b) Compreender a multidimensionalidade da comunicação no Poder Local e dos seus diferentes desafios.
c) Identificar conhecimentos específicos sobre tendências atuais de comunicação política, institucional e de serviço, branding autárquico, marketing digital e de participação cívica e comunitária, no contexto do Poder Local.
d) Compreender a existência de diversos tipos de eventos e campanhas e as suas especificidades.
e) Reproduzir de forma simulada o ambiente de um departamento de comunicação.
f) Implementar o uso da linguagem adequada e a postura correta em cada evento.
g) Compreender a importância do trabalho em equipa.

Programa
1- O Poder Local
a.Organização do Poder local
b.Desafios Atuais do Poder Local
c.Democracia participativa e envolvimento local
d.Comunicação Política municipal (Assembleia Municipal)

2- Circuito de produção e difusão da comunicação municipal
a.Constituição do Gabinete de Comunicação de uma autarquia: Tipologia de profissionais e funções;
b. Ferramentas de gestão e avaliação de imagem das Autarquias
c. Relação com os meios de comunicação Social do Concelho;
d. Como o Gabinete de Comunicação influencia a agenda noticiosa dos órgãos de comunicação Social do Concelho;
e. Condicionalismos Políticos sobre o Gabinete de Comunicação, sim ou não?
3- A cultura de comunicação Municipal
a.Brandig Municipal
b.Suportes de Comunicação Municipais
c.Comunicação Pública e de Proximidade
d.Comunicação nas plataformas digitais em contexto municipal
e.Gestão de Redes Sociais Municipais
f.As diferentes modalidades de comunicação municipal

4- Ativação do território
Marketing Público vs Marketing de Cidades
City Marketing
Eventos
Campanhas

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
A classificação final resulta da média ponderada das classificações obtidas nas diferentes componentes de avaliação, considerando os respetivos pesos.
15% Assiduidade e participação e 35%: Trabalho de grupo.
50% Teste escrito.
Aplica-se o ponto 5 do artº 8º(obrigatoriedade de 2/3 de presenças nas aulas PL).
Para aprovação da UC é necessário que a classificação do Teste escrito seja igual ou superior a 8 valores.

Avaliação por Exame:
Dada a natureza prática desta UC, aplica-se o ponto 3 do art 11° do Regulamento Académico das Escolas do IPT, ou seja, exclusão de Exame caso o aluno não tenha assistido a 2/3 das aulas em Época de Frequência.

Época Especial:
Em Época Especial aplica-se o definido em Avaliação por Exame.

Os estudantes obtêm aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

A avaliação indicada aplica-se também aos Trabalhadores Estudantes e alunos de Erasmus.
Os TE devem contactar a docente responsável no decorrer das duas primeiras semanas de aulas e os Alunos de Erasmus no prazo de duas semanas após a sua chegada.

Bibliografia
- Abreu, J. e Al, E. (2017). Success Full, Casos de Sucesso nos Municípios Portugueses. Lisboa: Editora Idiotéque
- Figueira, A. (2011). Marketing Territorial – Uma nova dimensão do Marketing . Lisboa: Mel Editora
- Macedo e Sousa, L. (2010). Abanar o poder Local – Problemas e Desafios. Lisboa: Edição de autor
- Macedo e Sousa, L. (2017). Liderar na Comunicação Autárquica. Lisboa: Edição de autor

Método de Ensino
- Períodos em aula com uma componente de exposição da matéria e de enquadramento teórico
- Aulas com uma componente de prática laboratorial com os estudantes a desenvolver trabalhos práticos.

Software utilizado nas aulas
Ferramentas de Produtividade:
PowerPoint
Excel

Plataformas de Videoconferência:
Teams
Zoom

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 182, de 15 de março

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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