IPT Logotipo do IPT

Comunicação Social

Comunicação Interna

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 9054715.

Docente(s)
- Célia Maria Ramos Serra Reis Barroso (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivos:
A – Compreender o papel e o funcionamento da comunicação interna, nas várias organizações.
B – Refletir sobre a importância da comunicação com os colaboradores para as organizações.
C – Reconhecer as principais tendências na área da comunicação com colaboradores/interna.
D – Conceber suportes de comunicação interna adequados aos diferentes públicos.
E – Adquirir competências para a elaboração de um plano de comunicação interna.

Programa
1. Introdução ao conceito, Comunicação Interna
1.1. O que é a Comunicação Interna
1.2. Articulação com outras disciplinas (e.g. Recursos Humanos; Marketing; Assessoria de Imprensa).
1.3. Impacto externo da Comunicação Interna
1.4. Comunicação interna e responsabilidade social corporativa

2. Recursos humanos, motivação e expetativas
2.1.O papel dos profissionais de Recursos Humanos
2.2. Os vários níveis dos Recursos Humanos, dentro de um plano de Comunicação Interna [Vários públicos, numa só instituição]
2.3. Análise comportamental DISC
2.4. O papel da Felicidade Corporativa

3. Comunicação Relacional, análise, desenvolvimento e funcionamento de redes internas
3.1. Intranet
3.2. Rede Social colaborativa
3.3. Networking – O papel do Linkedin
3.4. Team Bulding
3.5. Análise de estudos de caso

4. Suportes de Comunicação Interna e sua gestão
4.1. Funções, objetivos e suportes de comunicação interna: Manual do Colaborador; Newsletter; Reuniões presenciais; videoconferências; Caixa de sugestões; Quadro de Avisos; podcast; Jornal interno; Televisão interna, Relatórios, entre outros.
4.2. Análise de suportes de comunicação interna

5. Planos de Comunicação Interna
5.1. Análise/auditoria
5.2. Planificação (Objetivos, Públicos e Mensagens)
5.3. Implementação
5.4. Avaliação

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
20% | Participação (Elaboração de um guia de boas práticas de CI; elaboração de um manual de acolhimento).
40% | Trabalho Individual – Elaboração de um suporte de comunicação interna + Trabalho explicativo (escrito) sobre a sua importância (até 10 páginas) e Apresentação em Aula
40% | Trabalho de Grupo – Elaboração de um Plano de CI e Apresentação na Aula.
Se o/a aluno/a tiver classificação inferior a 8 valores em qualquer elemento de avaliação é admitido a exame.
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante deverão contactar a docente até ao dia 17 de Outubro do corrente ano, para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.
Avaliação por Exame:
100% | Teste Escrito
O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre.

O estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do Reg Académico do IPT.
Estudantes Erasmus:
• A avaliação indicada aplica-se aos Estudantes de Erasmus.
• Os Estudantes de Erasmus devem contactar a docente no decorrer das duas primeiras duas semanas de aulas para tomarem conhecimento de sua forma de avaliação.

Bibliografia
- Barton, P. (2016). Maximizing Internal Communication. Strategies to turn heads, win hearts, engage employees and get results. . NY: 1ªEd. Aviva Publishers.
- Bridger, E. (2022). Employee engagement. A Practical Introduction. . NY: 3ª ed. Kogan Page Publishers.
- Broom, G. e Sha, B. (2013). Cutlip and Centers Effective Public Relations. . N Jersey. : Prentice Hall.
- Dalhman, S. e Heide, M. (2021). Strategic Internal Communication. NY: Routledge

Método de Ensino
A aprendizagem teórica é complementada pela análise prática de casos reais, permitindo uma aprendizagem mais vocacionada para o mercado atual e novas tendências.
“Aprender a fazer”, desenvolvimento e implementação de ações de comunicação Interna.

Software utilizado nas aulas

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de dezembro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado