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Ano Letivo: 2022/23

Comunicação Social

Discurso dos Media

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9054818.

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
A - Os estudantes devem tomar consciência do Poder da Comunicação, em geral, e dos Média, em particular, sinalizando circunstâncias e momentos em que esse Poder mais se verifica.
B - No final da UC devem identificar diferentes discursos produzidos nos e pelos Média em função das suas características, público-alvo e objetivos.
C - Devem também compreender as opções, em termos de conteúdos e de discursos produzidos, enquadrados na lógica editorial, mas também na lógica da responsabilidade social inerente aos Média.

Programa
1. O poder da Comunicação e funções dos Média: da contextualização histórica até à atualidade.
2. Objetividade e neutralidade: definições, limites e constrangimentos.
3. Características dos diferentes tipos de Média: referência, popular, 'híbrido' 'alternativo' e independente.
4. O discurso jornalístico: opções editoriais em relação a determinados temas.
5. As causas dos Média: o papel dos Média em assuntos determinantes e/ou fraturantes.
6. Representações nos Média: as minorias e os assuntos fora das agendas.

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
Duas provas escritas (50%+50%)

A classificação final resulta da média ponderada das classificações obtidas nas duas diferentes componentes de avaliação, considerando os respetivos pesos.

Avaliação por Exame:
Uma prova escrita (100%)


O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

A avaliação indicada aplica-se também aos Trabalhadores-Estudantes.

Os estudantes Erasmus e Internacionais devem contactar a docente para tomarem conhecimento de sua forma de avaliação, no prazo de duas semanas após a sua chegada.





Bibliografia
- Freire, I. (2020). Sexualidades, Media e Revolução. Lisboa: Imprensa Ciências Sociais
- GarretT, P. e Bell, A. (2003). Approaches to Media Discourse. London: Blackwell
- Lemos Martins (ed), M. (2020). Discursos sobre migrantes, refugiados e minorias na esfera pública - O séc. XXI em debate. Braga: Centro de Estudos e Comunicação da Universidade do Minho
- Rebelo, J. (2000). O discurso do Jornal. Lisboa: Editorial Notícias
- Sousa (ed), H. (2017). Comunicação e Política: tempos, contextos e desafios. Braga: Centro de Estudos e Comunicação da Universidade do Minho

Método de Ensino
Apresentação e exposição de conceitos teóricos que enquadram o contexto mediático.
Análise de conteúdos jornalísticos.
Estímulo à reflexão sobre os diferentes temas abordados.

Software utilizado nas aulas
Plataformas de e-learning e ferramentas de produtividade.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 182, de 15 de março

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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