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Ano Letivo: 2021/22

Comunicação Social

Atelier III

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7 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 30,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054713.

Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz (1)
- Ana Isabel e Sousa do Carmo (2)
- Andreia Maria Alves de Almeida (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
O Atelier de Comunicação III é o culminar de um conjunto de três Ateliers de Comunicação Empresarial.
Neste sentido tem como principal foco o planeamento de Marketing Estratégico e o seu reflexo no Marketing Operacional, especificamente através da implementação, do acompanhamento e da respectiva avaliação das ações de comunicação realizadas.
No final do semestre o aluno estará capacitado para:
A. Definir estratégias de longo prazo no âmbito do Marketing estratégico.
B. Analisar e tomar decisões de Marketing tendo por base os diferentes cenários possíveis.
C. Incorporar a missão e valores da marca em todas as manifestações da mesma.
D. Adequar as ações de comunicação às características dos mercados-alvo.
E. Organizar o portfolio de produtos/serviços de uma organização.
F. Analisar o mercado que o rodeia e sistematizar dados quantitativos e qualitativos.
G. Implementar, produzir e acompanhar ações específicas de comunicação.
H. Objetivo de desenvolvimento sustentável: 12. Produção e consumos sustentáveis.

Programa
1. Marketing Estratégico
a. A missão e os valores da empresa
b. A identidade corporativa
c. Portfolio de Negócios
d. Caracterização dos mercados-alvo
e. Análise de mercado

2. Marketing Operacional
a. Da Comunicação Estratégica aos Planos de Comunicação.
b. Comunicação Publicitária offline e online.
c. Produção de eventos offline / online.
d. Documentação de planificação e execução de projetos.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua
Composição da nota:
Trabalhos:
Escritos 40%
Práticos 60%
Para obter aprovação à Unidade Curricular:
O aluno tem que ter nota mínima igual ou superior a 10 valores resultante da média ponderada dos trabalhos.
Caso o aluno não cumpra os prazos estipulados ou obtenha uma classificação inferior a 8 (oito) valores em qualquer dos momentos de avaliação, será admitido para avaliação em época de exame.
O aluno deve estar presente em um mínimo de 2/3 das sessões, caso contrário é admitido a exame.
Os alunos com regimes especiais deverão contactar a docente até ao dia 18 de Outubro do corrente ano para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.

Ex. Normal e de Recurso:
Nota I x 75% + Nota II x 25%, sendo
I. O aluno deve apresentar 80% dos trabalhos obrigatórios nas datas definidas em avaliação contínua,
II. realização de uma prova cujo enunciado deverá ser solicitado pelo aluno ao secretariado do curso com a antecedência de 5 dias antes da data do exame. O aluno deverá enviar o trabalho escrito até 2 dias úteis antes da sua realização para o correio eletrónico institucional da docente e realizar a sua apresentação oral no dia do mesmo.

Bibliografia
- Burnstein, J. (2011). Click, como funciona a criatividade.. Lisboa: Estrela Polar
- Kotler, P. e Et al, . (2009). Marketing Management. (Vol. 1). London: Prentice Hall
- Kotler, P. e Kartajaya, H. e Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0 - Tecnologia para a Humanidade.. Lisboa: Actual Editora
- Lindon, D. e Lendrevie, J. e Lévy, J. e Dionísio, P. e Rodrigues, J. (2009). Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote
- Lindon, D. (2011). Mercator - Teoria e Prática do Marketing. (Vol. 1). Lisboa: D. Quixote
- Lupton, E. e Cole Phillips, J. e , . (2008). Graphic Design: The New Basics . (Vol. 1). (pp. 1-264). United States : Princeton Architectural Press
- Lupton, E. (2014). Thinking with type: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, & Students. United States: Princeton Architectural Press
- Rasquilha, L. (2011). Publicidade - Fundamentos, estratégias, processos criativos, planeamento de meios e outras técnicas de comunicação. Lisboa: Gestão Plus
- Rasquilha, L. (2011). Publicidade - Fundamentos, estratégias, processos criativos, planeamento de meios e outras técnicas de comunicação. Lisboa: Gestão Plus
- Sherin, A. (2017). Introduction to Graphic Design : A Guide to Thinking, Process & Style. (pp. 1-240). United Kingdom: Bloomsbury Publishing

Método de Ensino
Unidade curricular com cariz eminentemente prático. Metodologias expositiva e ativa com a recriação do ambiente laboral com diferentes projetos e tarefas reais a serem solicitadas, desenvolvidas e operacionalizadas com carácter pontual e/ou contínuo.

Software utilizado nas aulas
NA

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 09 de fevereiro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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