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Ano Letivo: 2022/23

Turismo e Gestão do Património Cultural

Marketing Turístico

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020

5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820736.

Docente(s)
- José Alberto de Figueiredo Oliveira Rodrigues (1)(2)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
ara desenvolver um plano de marketing o aluno deve compreender como identificar a oferta e a procura, definir os) objetivos), gerais) e específicos), de curto e de longo prazo, assim como avaliar o meio envolvente e definir o posicionamento, a segmentação e o marketing mix. Para saber operacionalizar o marketing mix, o aluno deve conceituar o produto, definir as políticas de preço e de distribuição, e desenvolver a base para a promoção para um produto turístico. Para desenvolver uma campanha promocional o aluno deve identificar as mensagens, os canais e a audiência do produto turístico. Ao fim da unidade o discente será desafiado a aproximar-se dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 - Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis.

Programa
1.Conceitos Gerais de Marketing Turístico
1.1. Caracterização do Marketing Turístico
1.2.O papel do Marketing no planeamento turístico
2. Análise das envolventes do Marketing Turístico
2.1. Microambiente do Marketing Turístico
2.2. Macroambiente do Marketing Turístico
2.3. Impactos do Turismo e o poder do Marketing
2.4. Processo de decisão de compra
3. Oferta Turística
3.1. Tendências do Marketing Turístico na promoção de produtos turísticos
3.2. Novas tecnologias no Marketing Turístico
3.3. Poder de decisão e influência
3.4. Novos turistas
4. Canais de distribuição
5. Plano de Marketing Turístico
5.1. Fases do plano de marketing (diagnóstico, análise SWOT, objetivos, Estratégia, Marketing-Mix, controlo e atualização).
5.2. Caso de estudo e casos de sucesso (e.g. Marketing das Cidades, Enoturismo, Marketing Sensorial etc (noções da estratégia de desenvolvimento de um plano)

Metodologia de avaliação
Avaliação de Frequência
Teste individual de avaliação de conhecimentos - 60%
(No teste escrito de avaliação, o aluno terá de obter uma nota mínima de 8 valores)
Trabalho prático de grupo da Unidade curricular – 40%
(Nota mínima de 10 valores - Apresentação e discussão obrigatória para todos os elementos que integram o grupo.)

Avaliação por Exame
Exame escrito –100%.

Bibliografia
- Dionísio, P. (2018). Mercator XXI - 25 anos, O marketing na era digital. (Vol. 1). (pp. ---). Publicação Dom Quixote: Lisboa
- Folgado-Fernández, J. e Hernández-Mogollón, J. e Campón-Cerro, A. (2019). Best Practices in Hospitality and Tourism Marketing and Management: A Quality of Life Perspective. (Vol. 1). (pp. ---). Springer Nature, Springer: Cham, Switzerland
- Kotler, P. e Bowen, J. e Makens, J. (2017). Marketing for Hospitality and Tourism. (Vol. 1). (pp. ---). 7th, Global Edition: New York
- Rita, P. e Antunes, J. (2014). A importância do marketing no desenvolvimento de destinos e produtos turísticos. (Vol. 1). (pp. ---). I, Escolar: Lisboa

Método de Ensino
A uc será lecionada c aulas teóricas e teórico-práticas. As teóricas fornecerão as bases conceptuais e teóricas, dando suporte aos conteúdos práticos. As teórico-prática operacionalizarão elaboração e discussão de marketing e planos promocionais.

Software utilizado nas aulas
Power Point

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº186 de 12/10/2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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