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Ano Letivo: 2022/23

Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Design Multimédia II

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT , Cód. 964427.

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
1.1 Coligir dados sobre conteúdo a desenvolver
1.2 Receber feedback de informadores qualificados
1.3 Analisar soluções existentes
2.1 Conceber e apresentar visualmente as propostas para conteúdos dotados de interatividade
3.1 Animar com acerto e com lógica
4.1 Projetar conteúdos interativos no modo de prototipagem, integrando sugestões de melhoria e realizando as transformações ou adaptações necessárias
5.1 Dominar processos, ferramentas/software de desenvolvimento de ambientes/produtos multimédia interativos;

Programa
01.1) Da informação estática aos conteúdos dotados
de animação e interatividade e interactividade
0.2.1) Representação esquemática de ecrãs e da interatividade
entre ecrãs; arquitetura da informação: mapas,
flowcharts, storyboards
0.3.1) Representação visual expressiva e auto-explicativa
de wireframes
04.1) O interface de softwares de prototipagem rápida e
de design de conteúdos interativos; descoberta e
exercitação
0.5.1) Designing de um conteúdo interativo acessível
por plataforma móvel

Metodologia de avaliação
•Realização em aula, de exercícios e de trabalhos práticos, para demonstração de competências e domínio de conteúdos. Classificação expressa de forma qualitativa: Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom.
•Acesso a frequência implica participação em, pelo menos, dois terços das aulas
Apresentação em frequência de todos os trabalhos e exercícios propostos, devidamente concluídos e incorporando as sugestões de melhoria e de transformação, dadas durante as aulas. Classificação final quantitativa, de zero a vinte valores.
•Os alunos que não obtenham classificação final positiva (dez valores ou mais) em frequência, são admitidos a exame.
•Prova de exame, composta por questões e por tarefas.
Classificação final quantitativa, de zero a vinte valores.
Os alunos terão de desenvolver pelo menos dois trabalhos, um no âmbito dos pdf interativos e outro que cubra outro sistema, produto ou plataforma de interatividade.
Peso de cada trabalho: 50%.

Bibliografia
- --, U. (0). Mobile Design Book of Trends 2015 & 2016. Acedido em 31 de janeiro de 2017 em www.uxpin.com/studio/ebooks/mobile-ui-ux-design-trends-2015-2016/
- DALIOT, A. (2013). Instant Axure RP Starter. (Vol. I). (pp. -----). Birmingham: Packt Publishing
- HACKER, W. (2013). Mobile Prototyping with Axure 7 . (Vol. I). (pp. -----). Birmingham: Packt Publishing
- SCHWARTZ, E. (2013). Mobile Prototyping with Axure 7 . (Vol. I). (pp. -----). Birmingham: Packt Publishing

Método de Ensino
I Aulas teóricas : conceitos (multimédia, design e
interatividade)
II Apresentação/discussão sobre produtos interativos
III Aulas práticas: sketching e exercitação
IV Aulas de aplicação: design

Software utilizado nas aulas
Software de prototipagem rápida e de criação de pdfs interativos.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 30 de novembro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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