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Ano Letivo: 2022/23

Comunicação Social

[CEM] Marketing Digital

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054724.

Docente(s)
- Rosália Isabel Duarte Rodrigues (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
a) Reconhecer as especificidades do Marketing Digital nas suas várias dimensões: meios,
comportamento do consumidor, técnicas e ferramentas;
b) Atuar na vasta área do Marketing Digital, quer do ponto de vista estratégico quer do
tático;
c) Conhecer e relacionar conceitos sob uma perspetiva eminentemente estratégica;
d) Conceber uma estratégia de comunicação de Marketing Digital em conformidade com os
planos estratégicos de longo e de curto-prazo das organizações;
e) Explorar competências de auto-reflexão assim como de análise crítica de acordo com a atuação ética e profissional;
f) Manter uma curiosidade permanente sobre as tendências de futuro relacionadas com a área.

Programa
1. Marketing- principais conceitos e abordagens
1.1. Evolução do Marketing: do Marketing tradicional ao Marketing digital
1.2. A envolvente do marketing:
a. O novo consumidor
b. A promoção na web

2. Metodologia do Marketing digital: transformar a estratégia em ação
a. As características do marketing digital
b. Plano de e-marketing
c. Foco nas audiências
d. as principais métricas de Marketing Digital
e. Relação com prestadores de serviços

3. Comunicação digital e blended e os 8 P’s do Marketing Digital
a. Novos paradigmas e modelos de comunicação
b. A comunicação em rede
c. A comunicação digital no âmbito da comunicação integrada
d. Interação e os media sociais
i. As Redes sociais
ii. A gestão e a monotorização das redes sociais
iii. Criação de conteúdos para as redes sociais

3. Marketing de relações através das plataformas digitais
a. O e-commerce no âmbito do marketing
b. O desenvolvimento do projeto do e-commerce

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
2 trabalhos em grupo com apresentação - 25% + 25%
1 trabalho individual - 50%

Os trabalhos entregues fora do prazo estipulado serão avaliados com a classificação 0 (zero).

Avaliação por Exame:
Prova escrita - 50%
Trabalhos desenvolvidos durante o semestre - 50%

O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

As formas de avaliação indicadas aplicam-se também aos Trabalhadores-Estudantes e aos Estudantes Erasmus e Internacionais.

Em Época Especial, aplica-se o definido em Avaliação por Exame.

Bibliografia
- Adolfo, C. (2012). Os 8 P’s do Marketing digital, o guia estratégico do marketing digital. Lisboa: Texto Editora
- Afonso et al, C. (2016). Marketing digital & E-commerce. Viseu: Psicosoma
- Baynast et al, A. (2018). Mercator: O marketing na era digital. Alfragide: Dom Quixote
- Carreira, F. (2014). Marketing digital na versão 2.0 o que não pode ignorar (3ª edição). . Lisboa: Edições Sílabo

Método de Ensino
Método teórico, expositivo com recurso a aplicação prática e ao estudo de casos.

Software utilizado nas aulas
PowerPoint
Plataforma de e-learning/Moodle
Plataforma Teams
Zoom

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

 


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