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Ano Letivo: 2021/22

Web e Dispositivos Móveis

Introdução ao Desenvolvimento de Jogos

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 12718/2016 - 19/10/2016

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 620014.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
n.a.

Objetivos
1. Adquirir conhecimentos gerais sobre jogos digitais
2. Conhecer as etapas do desenvolvimento de um jogo digital, a finalidade e os intervenientes em cada etapa e os principais documentos de suporte
3. Desenvolver um jogo digital

Programa
1. Adquirir conhecimentos gerais sobre jogos digitais e sua categorização
1.1. Definição
1.2. Categorização e classificação
1.3. Plataformas
1.4. Grupos Alvo
2. Conhecer as etapas do desenvolvimento de um jogo digital, a finalidade e os intervenientes em cada etapa
2.1. Etapas de desenvolvimento
2.2. Componente Artística versus Componente Programação
2.3. Perfis profissionais
2.4. Marketing
2.5. Monetização
3. Conhecer os principais documentos de suporte ao desenvolvimento de um jogo digital
3.1. Sumário Executivo de um Jogo Digital
3.2. Plano de Negócios de um Jogo Digital
3.3. Game Design Document Template (serious game)
3.4. Game Design Document Template (action game)
4. Desenvolver um jogo digital

Metodologia de avaliação
Avaliação Periódica:
20% avaliação do GDD relativo ao jogo a desenvolver.
40% avaliação do jogo desenvolvido.
40% realização de um workshop individual relativo ao trabalho desenvolvido com a duração mínima de 1h30.

Avaliação Final:
20% avaliação do GDD relativo ao jogo a desenvolver.
60% avaliação do jogo desenvolvido.
20% realização de uma apresentação individual com a duração mínima de 45 minutos

Bibliografia
- Martinho, C. e Santos, P. e Prada, R. (2014). Design e Desenvolvimento de Jogos. Lisboa: FCA - Editora de Informática
- Nystrom, R. (2014). Game Programming Patterns. US: Packt Publishing

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas - Exposição dos conceitos teóricos e apresentação de casos práticos. Aulas de Práticas-laboratoriais - Realização, sob orientação, de trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos adquiridos e do trabalho de avaliação.

Software utilizado nas aulas
3D Studio Max (qualquer versão)
Unreal Engine 4.24 ou superior

 

 

 


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