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Ano Letivo: 2021/22

Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação

Programação Mobile

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6191/2020 - 09/06/2020

6 ECTS; 2º Ano, Anual, 75,0 TP , Cód. 602435.

Docente(s)
- Paulo Sérgio Correia Monteiro (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Adquirir competências básicas (desenhar, implementar, testar, depurar e distribuir) no domínio do desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.
Adquirir conhecimentos na área específica do design de interfaces para dispositivos móveis.
Compreender e saber usar o modelo de programação e avaliar decisões de desenho de aplicações para dispositivos móveis. Adquirir conceitos introdutórios de protocolos de comunicação, privacidade e segurança em dispositivos móveis. Compreender o funcionamento e armazenamento de dados em dispositivos móveis. Saber obter e utilizar informação proveniente de sensores. Utlizar dados obtidos a partir de web services.

Programa
1. Introdução.
2. Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis Android: 2.1. Interfaces para Dispositivos Móveis. 2.2. Técnicas de Design e Processo de design. 2.3. Android Studio e os AVDs. 2.4. Componentes de uma App. 2.5. Graphical User Interface. 2.6. Permissões. 2.7. Persistência de dados. 2.8. Comunicação. 2.9. Multiprocessamento. 2.10. Sensores. 2.11. Serviços de localização. 2.12. Segurança e Privacidade. 2.13. Utilização de APIs. 2.14. Distribuição e Instalação.
3. Programação Kotlin para Andriod

Metodologia de avaliação

Bibliografia
- Horton, J. (2019). Android Programming with Kotlin for Beginners. 2019: O'Reilly Media Company
- Khan, A. e Kucherenko, I. (2018). Hands-on object-oriented programming with Kotlin: Build robust software with reusable code using OOP principles and design patterns in Kotlin. : Packt Publishing

Método de Ensino

Software utilizado nas aulas
Android, iOS, Windows, Linux, MacOS

 

 

 


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