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Ano Letivo: 2021/22

Gestão de Turismo

Princípios de Turismo e Sustentabilidade

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Publicação em Diário da República: Aviso nº 11808/2022 - 09/06/2022 + Retificação Despacho n.º 9545/2022 de 03/08/2022

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 61255.

Docente(s)
- João Pedro Tomaz Simões (1)(2)
- Ruben José Pereira Feijão (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
O objetivo principal da unidade é de dotar as alunas e alunos de competências para reconhecer e caracterizar os principais conceitos, definições e conteúdos acerca do fenómeno turístico. Além disso, capacitá-los com o olhar técnico e crítico para o setor turístico com ênfase para a sustentabilidade. A unidade objetiva abordar também discussões e casos práticos acerca da relação entre os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e o turismo através de estudos de caso da atividade turística nacionais e internacionais.

Programa
1. Turismo: conceitos e fundamentos;
1.1. Natureza do Turismo
1.2. Conceito de Turista e Turismo
2. Evolução histórica do turismo.
2.1. Viagens Obrigatórias
2.2. Antecedentes do Turismo Moderno
2.3. Turismo Moderno
2.4. Turismo Contemporâneo
2.5. Turismo de Massas
2.6. Novo Turismo
3. Caráter interdisciplinar do turismo
3.1. Interdisciplinaridade
3.2. Multidisciplinaridade
3.3. Transdisciplinaridade
4. Formas e tipos de turismo.
4.1. Turismo de Repouso
4.2. Turismo Cultural
4.3. Turismo Étnico
4.4. Turismo de Natureza
4.5. Turismo de Negócios
4.6. Turismo Desportivos
4.7. Turismo Social
4.8. Inter-relações entre os tipos de turismo
5. Cadeia produtiva do turismo.
5.1. Procura turística
5.2. Procura turística
5.3. Consumo turístico
5.4. Transportes turísticos
5.5. Eventos turísticos
5.6. Meios de Hospedagem
5.7. Agenciamento
6. Sustentabilidade
6.1. Conceitos e Evolução histórica
6.2. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
7. Impactos gerados pelo fenômeno turístico.
7.1 Problemáticas da atividade
8. Turismo Sustentável
8.1. Práticas de Turismo sustentável
8.2 Estudos de caso

Metodologia de avaliação
O aluno será avaliado continuamente consoante participação ativa às aulas, como também através de avaliação por teste escrito. Será realizado dois testes avaliativos com valoração de 45% cada, dando um total de 90% da nota. Além disso será solicitado ao alunado a leitura de artigos científicos referente ao assunto abordado na sala com resposta a uma ficha de perguntas que ao final do semestre representarão 10% da nota. O valor final será atribuído através da soma dos três momentos avaliativos (45% + 45% + 10% = 100%).

Bibliografia
- Bernardo, E. e , . (2013). Uma introdução ao Turismo - conceitos, classificações e tipologias. ISCTE: CIES-IUL
- Buhalis, D. (2022). Encyclopedia of Tourism Management and Marketing. (Vol. 1º). Online: Edward Elgar Publishing.
- Cunha, L. e Abrantes, A. (2019). Introdução ao Turismo. (Vol. 6º). Lisboa: LIDEL

Método de Ensino
As aulas teóricas de contextualização e ensinamentos conceptuais. Aulas teórico-práticas destinadas à criação, avaliação de estudos de caso, leitura de artigos científicos e discussão da realidade apresentada bem como a avaliação de exemplos prático

Software utilizado nas aulas

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº203 de 17/07/2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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