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Ano Letivo: 2020/21

Gestão Comercial e Vendas

Estudos de Mercado

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Publicação em Diário da República: Aviso nº 2367/2016 - 25/02/2016

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL , Cód. 600212.

Docente(s)
- Rosa Brígida Almeida Quadros Fernandes (2)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Definir mercado;
Identificar dimensões de análise;
Escolher unidades de medida;
Conhecer os agentes e os factores de evolução;
Analisar o ciclo de vida do mercado;
Conhecer os princípios da amostragem;
Construir questionário;
Conhecer técnicas de observação, entrevista e grupos de foco;
Analisar dados.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) -
4 Educação de Qualidade

Programa
Capitulo I - Complementos de Análise de Dados
1.1 - Teste de Hipóteses e Intervalos de Confiança
1.2 - Testes Não-Paramétricos
1.3 - Regressão Linear Simples e Múltipla
1.4 - Tabelas de Contingência
Capitulo II - Introdução ao Estudo de Mercado
2.1 - Introdução - Conceitos
2.2 - O processo de Estudos de Mercado
2.3 - A indústria dos Estudos de Mercado
2.4 - Definição de problema e de objectivos de estudo
2.5 - Fontes estandardizadas de informação
2.6 - Observação. Grupos de foco e outros métodos qualitativos
2.7 - Métodos de recolha de informação

Metodologia de avaliação
Avaliação continua: teste com duas vertentes: uma teórica, nota mínima de oito valores, ponderação de 50% e outra prática com ponderação de 50%.

Avaliação por exame: teste com duas vertentes: uma teórica, nota mínima de oito valores, com ponderação de 50% e outra prática com ponderação de 50%.

Bibliografia
- Burns, A. e Bush, R. (2003). Marketing Research: Online Research Applications. USA: Prentice Hall
- Malhotra, N. (2011). Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo: Pearson Prentice Hall
- Marôco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics. : ReportNumber Lda
- Oliveira, J. (2012). Marketing Research. (Vol. I). Lisboa: Edições Sílabo
- Oliveira, J. (2013). Marketing Research. (Vol. II). Lisboa: Edições Sílabo

Método de Ensino
Aulas expositivas no desenvolvimento de conceitos téoricos na área do marketing e estatística. Aulas práticas em ambiente informático para o desenvolvimento dos conceitos.

Software utilizado nas aulas

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de março de 2021

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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