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Ano Letivo: 2021/22

Design Multimédia

Planeamento e Design de Conteúdos

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10345/2023 de 09/10/2023

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP , Cód. 617535.

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (2)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
Módulo 1 (JCR):
1 Criar argumentos, a partir de imagens e material escrito
2 Expressar-se c/clareza e rigor, através de argumentos visuais
3 Conceber animações c/base em storyboards

Módulo 2 (RB):
Entender as especificidades do online e das diferentes plataformas digitais.Exercitar a escrita
para o online através de diferentes tipos de exercícios práticos, nomeadamente produção,
adaptação e gestão de diferentes tipos de conteúdos

Programa
Módulo 2 (RB):
1 - As linguagens do digital
texto, som, imagem fixa, vídeo, infografia
2 - O utilizador
3 - Arquitectura de informação
4 - O texto
- Texto e hipertexto
- Estratificação da informação na Web
- Escrita por blocos e pirâmide invertida
- técnicas redactoriais
- títulos e legendas
- O design
5 - As diferentes plataformas e projectos
6 - escrita digital
- exercícios práticos

Metodologia de avaliação
Módulo 1 (JCR):
Avaliação contínua:
Os alunos são avaliados por trabalhos, sobre os quais, durante as aulas, incidem avaliação formativa, que tem vista a melhoria e a reformulação de processos e de hipóteses de solução.
Os trabalhos são apresentados na sua forma definitiva em frequência, sendo classificados naquela, quantitativamente, de zero a vinte valores.
São admitidos a exame os alunos que realizaram todas as tarefas/trabalhos durante o período de aulas (contacto) e que foram, naquele período, sujeites a avaliação formativa, mas que, no entanto, não obtiveram aproveitamento em frequência.

Época de exame e recurso:
O exame consiste na apresentação e defesa dos trabalhos.

Módulo 2 (RB):
Avaliação contínua:
A nota final corresponde à média ponderada dos quatro trabalhos realizados ao longo do semestre. Os alunos terão de realizar todos os trabalhos. Quem tiver média inferior a 10 será admitido a exame.
Não há frequência final.
Estas regras também se aplicam aos trabalhadores estudante.

Avaliação final (exame e recurso):
Elaboração de trabalhos, solicitados uma semana antes do exame e apresentação na data estabelecida (100%).


Nota final (época de frequência, exame e recurso):
Ponderação 50/50 entre os dois módulos.

Bibliografia
- Glebas, F. (2009). Directing the Story. London: Focal Press
- Killian, C. (2009). writing for the web. Vancouver: , Selfcounsel Press
- Marner, T. (2020). A Realização Cinematográfica. Coimbra: Almedina
- Paez, S. (2013). Professional Storyboarding. Rules of Thumb. . London: Focal Press
- White, T. (2013). Animation. From Pencils to Pixels. London: Focal Press

Método de Ensino
Módulo 1 (JCR):
I Apresentação e discussão em torno de conceitos e soluções
II Designing para animação (planeamento e conceção)

Módulo 2 (RB):
Aulas teóricas expositivas.
Aulas práticas de adaptação e criação de textos em função das especificidades

Software utilizado nas aulas

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de maio de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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