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Ano Letivo: 2021/22

Animação e Modelação 3D e Jogos

História da Animação e Jogos

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP , Cód. 65436.

Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Dotar o aluno de conhecimentos sobre história, estética e teoria do cinema de animação e dos jogos, de
modo a poder desenvolver um trabalho criativo. Pretende-se também dotar o aluno de uma cultura visual diversificada dentro destes dois campos, de modo a enriquecer o seu imaginário.

Programa
1. O cinema de animação:
1.1 A pré-história do cinema
1.2 O teatro óptico de Émile Reynaud
1.3 Os princípios da animação
1.3.1 Dos efeitos visuais às atracções: os lightening sketches de James Stuart Blackton, a
animação da linha de Émil Cohl, os cartoons animados de Winsor McCay
1.4 A formação da indústria nos Estados Unidos
1.4.1 John Randolph Bray e a organização do trabalho, a cel animation de Earl Hurd, a rotoscopia pelos irmãos Max e Dave Fleischer, Otto Messmer e Félix the Cat
1.5. Os estúdios da Disney nos anos 1930
1.6. Os estúdios americanos alternativos ao modelo da Disney
1.7. A anime japonesa
1.8. Grandes autores do cinema de animação contemporâneo
2. História dos jogos digitais
2.1 As árcades e os primeiros jogos
2.2 A revolução das consolas
2.2.1- Primeira geração
2.2.2.- Segunda geração
2.2.3- O crash de 1984
2.2.4- Outras gerações
2.3 A importância do mercado de jogos
2.4 As novas tendências

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência (Periódica)
- Trabalhos feitos em aula - 20%
- Dois trabalhos obrigatórios - 40% + 40%
A apresentação dos trabalhos é obrigatória para todos os alunos.
Exame:
- São admitidos a exame os alunos que não realizem os dois trabalhos obrigatórios ou tenham
menos de 8 em algum deles ou média dos dois inferior a 10.
Avaliação por exame:
- Exame e recurso: prova escrita 100%
Estas normas, incluindo os prazos de entrega dos trabalhos, também se aplicam aos
trabalhadores estudante (que deverão falar com o docente para combinar a entrega dos
trabalhos feitos em aula).

Bibliografia
- Bendazzi, G. (1994). One Hundred Years of Cinema Animation . USA: John Libbey Publishing.
- Buchan, S. (2006). Animated Worlds. USA: John Libbey Publishing
- Sebastien, D. (2010). Cinema de Animação . 1. (Vol. 1). Espanha: Texto&Grafia
- Williams, A. (2017). History of Digital GAmes. USA: Focal Press

Método de Ensino
Aulas Téoricas de exposição de contéudos e análise dos mesmos, com o visionamento de videos
expositivos sobre a matéria a leccionar.

Software utilizado nas aulas
NA

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 09 de fevereiro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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