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Ano Letivo: 2021/22

Animação e Modelação 3D e Jogos

Fundamentos de Jogos

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 65432.

Docente(s)
- Henrique Carlos dos Santos Mora (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
1. Adquirir conhecimentos gerais sobre jogos digitais
2. Conhecer as etapas do desenvolvimento de um jogo digital, a finalidade e os intervenientes em cada etapa e os principais documentos de suporte
3. Desenvolver componentes para um jogo digital

Programa
1. Adquirir conhecimentos gerais sobre jogos digitais e sua categorização
1.1. Definição
1.2. Categorização e classificação
1.3. Plataformas
1.4. Grupos Alvo
2. Conhecer as etapas do desenvolvimento de um jogo digital, a finalidade e os intervenientes em cada etapa
2.1. Etapas de desenvolvimento
2.2. Componente Artística versus Componente Programação
2.3. Perfis profissionais
2.4. Marketing
2.5. Monetização
3. Conhecer os principais documentos de suporte ao desenvolvimento de um jogo digital
3.1. Sumário Executivo de um Jogo Digital
3.2. Plano de Negócios de um Jogo Digital
3.3. Game Design Document Template (serious game)
3.4. Game Design Document Template (action game)
4. Desenvolver componentes para um jogo digital

Metodologia de avaliação
Avaliação Periódica:
20% avaliação do GDD relativo ao jogo a desenvolver.
40% avaliação do jogo desenvolvido.
20% realização de um workshop/apresentação individual relativo ao trabalho desenvolvido com a duração de 30m.
20% cinemática de apresentação do jogo, percorrendo o(s) nivel(eis) criado(s) com uma duração mínima de 90 segundos e máxima de 240 segundos. A gravação deve conter referências ao nome do jogo, do curso e da ESTA/IPT.
A classificação final da UC resulta da média ponderada das classificações obtidas nas componentes de avaliação definidas.
O aluno obtem aprovação à UC, estando dispensado de Exame, de acordo com o disposto no Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Avaliação Final:
20% avaliação do GDD relativo ao jogo a desenvolver.
40% avaliação do jogo desenvolvido.
20% realização de um workshop/apresentação individual relativo ao trabalho desenvolvido com a duração de 20m.
20% cinemática de apresentação do jogo, percorrendo o(s) nivel(eis) criado(s) com uma duração mínima de 90 segundos e máxima de 240 segundos. A gravação deve conter referências ao nome do jogo, do curso e da ESTA/IPT.
A classificação final da UC resulta da média ponderada das classificações obtidas nas componentes de avaliação definidas.
O aluno obtem aprovação à UC, de acordo com o disposto no Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Martinho, C. e Santos, P. e Prada, R. (2014). Design e Desenvolvimento de Jogos. Lisboa: FCA - Editora de Informática
- Nystrom, R. (2014). Game Programming Patterns. (Vol. ). : Packt Publishing

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas - Exposição dos conceitos teóricos e apresentação de casos práticos. Aulas de Práticas-laboratoriais - Realização, sob orientação, de trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos adquiridos e do trabalho de avaliação.

Software utilizado nas aulas
Unreal Engine 4.24 ou superior

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 09 de fevereiro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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