IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Artes para Jogos Digitais

Criação de Música

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso de Registo nº R/Cr 56/2017 de 13-07-2017

5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 15,0 TP , Cód. 639117.

Docente(s)
- João Manuel Pinheiro de Almeida (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
No final desta U.C., o aluno deverá reter noções básicas de teoria musical e composição e aplica-las num contexto criativo prático. A utilização de mecanismos digitais para produção de conteúdos musicais terão também especial foco na U.C.
O aluno saberá utilizar a Digital Audio Workstations (DAW) – Apple Garageband – controladores MIDI e técnicas de composição e arranjos musicais.
De igual modo, é fundamental o desenvolvimento da capacidade estética e subjetiva da música.

Programa
A música abrange uma multiplicidade de conceitos teóricos que implicam uma pática longa e constante. No entanto com o desenvolvimento a tecnologia, a possibilidade de criar música tornou-se num processo acessível a qualquer pessoa que possua um computador.
Esta U.C., no entanto, abordará inicialmente uma componente teórica (noções de ritmo, harmonia, melodia, etc.) que facilitam a introdução ao aluno a ambientes de composição musical. Socorrido de ambientes de edição MIDI e instrumentos virtuais, o aluno desenvolverá um compreensão musical e ouvido estético que lhe permitirão traduzir ideias para um arranjo musical com estrutura e contexto necessários para a aplicação de apontamentos e ideias musicais para meios audiovisuais.
No final, toda a componente estética aliará alguns dos conhecimentos desenvolvidos no semestre anterior na U.C. de Técnicas de Áudio para Jogos, para finalizar o processo criativo e apresentar um resultado final utilizável num contexto de reprodução.

Metodologia de avaliação
A avaliação será contínua sem exame final; projetos práticos que somam 45%, em que a avaliação abrangerá o tanto a parte objectiva de criação e mistura, bem como o sentido estético devidamente contextualizado. O projeto final consistirá numa composição individual dos alunos a ser apresentada na última aula do semestre. Os restantes 15% estão reservados para participação, assiduidade e pontualidade.

Bibliografia
- Philips, W. (2014). A Composer's Guide to Game Music. EUA: MIT Press
- Thomas, C. (2015). Composing Music for Games: The Art, Technology and Business of Video Game Scoring . EUA: Routledge
- Williams, D. e Lee, N. (2018). Emotion in Video Game Soundtracking. Suiça: Springer International Publishing AG

Método de Ensino
Os conteúdos teóricos serão abordados nas aulas iniciais. Posteriormente serão propostos aos alunos pequenos projetos criativos que contarão para a avaliação final. Estes serão desenvolvidos de forma individual ou em grupo com supervisão do docente.

Software utilizado nas aulas
Apple Garageband, Apple Logic Pro X, Avid ProTools

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado