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Ano Letivo: 2021/22

Design Editorial

Design de livro

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013

8 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT + 4,0 O , Cód. 308129.

Docente(s)
- Gonçalo André Moço Falcão (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
O objetivo deste projeto é o de experimentar o trabalho com um dos elementos típicos do trabalho do designer gráfico: o design de livro.
Pretende-se que haja uma edição impressa e uma edição digital a desenvolver com o apoio de outra UC.
Perceber e projectar a uma linha editorial de literatura .
Perceber e dominar este objecto de comunicação (Livro) e que domine os seus elementos estruturantes e de funcionamento.
Domínio da escolha e uso de tipos de letra bem como de paginação em software profissional.
Ser capaz de enquadrar as obras literárias com os potenciais leitores.
Desenvolver uma linguagem visual global capaz de ser declinada em cada obra.
Escolher as obras a editar com um sentido editorial.
Procurar uma abordagem original ao desenho de livros.
Desenvolver um projecto de livro completo, incluindo ilustrações.
Desenvolver mais duas capas para outras duas obras da colecção.

Programa
1. História da escrita, história dos tipos de letra e história do livro.
2. Anatomia do livro: nomenclaturas

3. PROJECTO SEMESTRAL: O LIVRO. Projecto de três livros para uma colecção de dez, num contexto editorial.

3.1. Estudo editorial e estudo gráfico: definição do contexto editorial e comercial para uma colecção de livros;
3.2. Definição da colecção de livros: tema/autores;
3.3. Definição da fisicalidade do livro tendo em conta o tipo de edição/contexto editorial;
3.4. Estudo editorial e gráfico como resposta ao projecto definido;
3.5. Escolha de três obras que permitam antever todos os requisitos da futura colecção;
3.6.Desenho das capas para as três (de dez) obras escolhidas; articulação capa, contracapa, lombada, objecto; look and feel; tipo de materiais e tipo de encadernação; paleta cromática; paleta tipográfica; recorrências gráficas versus individualidade das obras; resolução de questões técnicas (aproveitamento de papel, número de páginas e cadernos, tipo de papel: textura, cor e gramagem; peso e tipo de leitura/uso do objecto final, Lombada, capa e guardas)
3.7. Desenho do miolo e resolução das questões técnicas: Elementos estruturais do projecto gráfico (ritmo de leitura, linha e entrelinha, modelos abertos de página, grelha(s) da(s) página(s), cabeça e pé de página, colunas, margens interiores e exteriores, goteiras, títulos, subtítulos, legendas, numeração(ões), páginas especiais de abertura e fecho).
3.8. Boas maneiras tipográficas

4. Ilustração e infografia
5 - Pugnar pela inclusividade no acesso à informação e educação
6 - Considerar as questões relacionadas com a inclusividade e equitatividade no desenho de livros;
7 - Considerar questões no projeto relacionadas com a igualdade de género
8 - Ter em consideração as questões relacionadas com a economia do mercado do livro em articulação com o crescimento económico inclusivo e sustentável, pugnando pela integração no processo de projecto de pricípios de produção e consumo sustentáveis.

Metodologia de avaliação
A avaliação dos alunos será feita de forma contínua. Para além dos factores de natureza pedagógica e científica específicos do projecto, a avaliação considerará os critérios seguintes:
1. Assiduidade, pontualidade e atitude: será considerado positivamente, além da presença física do aluno e do interesse demonstrado no conhecimento das matérias, o acompanhamento do progresso dos trabalhos e de outras questões de natureza pedagógica normalmente implícitas relativas ao bom andamento do projecto. Será considerado negativamente as situações, tais como: falta de pontualidade, atender o telemóvel ou não o ter desligado; consulta de redes sociais; ter o computador ligado durante uma aula teórica; abandonar a aula, sem qualquer justificação, durante o decurso de uma explicação teórica do interesse de todos; desencadear um processo de diálogo com os colegas que prejudique o bom andamento da aula teórica.
2. Cumprimento de prazos;
3. É indispensável a comparência de todos os alunos no dia previsto para as avaliações, uma vez que as avaliações periódicas são consideradas aulas especiais de balanço dos resultados dos alunos; assim.
4. Todas as classificações serão atribuídas numa escala de 1 a 20.

Exames
Deverá trazer todo o trabalho realizado durante o semestre e pedido no enunciado; cumulativamente poderá ser realizada uma prova escrita, oral ou ambas.

Bibliografia
- BRINGHURST, R. (2013). The Elements Of Typographic Style . Vancouver : Hartley & Marks
- DRUCKER, J. e McVARISH, E. (2009). Graphic Design History, a Critical Guide . New Jersey: Pearson Education
- FLETCHER, A. (2001). The Art of Looking Sideways . London: Phaidon
- HEITLINGER, P. (2008). Tipografia: Origem, Formas e Uso das Letras. Lisboa: Dinalivro
- HOCHULI, J. e KINROSS, R. (1996). Designing Books . London: Hyphen Press
- JOHNSON, M. (2002). Problem Solved. London : Phaidon

Método de Ensino
Situado num contexto académico profissionalizante, o trabalho far-se-á com recurso a um exercício típico da profissão, apoiado por aulas teóricas. Procurar-se-á estimular a experimentação e a tentativa e erro num acompanhamento individualizado.

Software utilizado nas aulas
Adobe InDesign
Adobe Illustrator

ou

Affinity Publisher
Affinity Designer

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de fevereiro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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