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Ano Letivo: 2021/22

Tecnologia Química

Sistemas de Gestão Integrada

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15239/2016 - 19/12/2016

5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 814219.

Docente(s)
- Natércia Maria Ferreira dos Santos (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ter competências para desenvolver e implementar sistemas de garantia ou controlo de Qualidade, para analisar custos da Qualidade e implementar medidas de melhoria dos processos. Com base em alguns conhecimentos anteriores de estatística e numa perspetiva prática da sua aplicação na área do controlo de qualidade os alunos também devem conseguir implementar e analisar sistemas de controlo estatístico do processo (CEP).

Programa
I. Introdução
I.1. Enquadramento histórico da Qualidade (educação de qualidade - ODS 4)
I.2. Definições
I.3. Conceito de produto / ciclo de vida
II. Gestão da Qualidade
II.1. O conceito de Qualidade
II.1.1. Modelos de Qualidade
II.1.2. Sistemas de Gestão da Qualidade
II.1.3. Qualidade Total
II.1.4. Normas de garantia da Qualidade
II.2. Custos de Obtenção da Qualidade (COQ)
II.2.1. Démarche COQ
II.2.2. Indicadores para avaliação dos COQ
II.2.3. Custos da não-qualidade
II.3. Formalização de um sistema da Qualidade
II.3.1. Normalização
II.3.2. Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. Normas da família ISO 9000
II.3.3. Manual da Qualidade
II.3.4. Certificação de produtos (produção e consumo sustentável - ODS 12; indústria, inovação e infraestruturas - ODS 9)
II.3.5. Acreditação de entidades - Norma ISO 17025
II.3.6. Auditorias
III. Controlo Estatístico do Processo - CEP
III.1. Noções de estatística
III.2. Planos de amostragem
III.3. Princípio das cartas de controlo e respetivos limites
III.4. Cartas de controlo de variáveis e de atributos
III.5. Capabilidade do processo
III.5.1. Reta de Henry
III.5.2. Cp, Cpk, e percentagem de produtos defeituosos
IV. Índice de satisfação do cliente (indústria, inovação e infraestruturas - ODS 9)

Metodologia de avaliação
Avaliação teórica - Teste escrito em qualquer das épocas.
Avaliação teórico-prática - Realização de um Trabalho de pesquisa bibliográfica, apresentação e discussão do mesmo.
Classificação final - média das notas das 2 partes.
A aprovação requer uma classificação mínima de 10 valores em ambas as partes.

Bibliografia
- António, N. e Teixeira, A. e Rosa, A. (2016). Gestão da Qualidade - De Deming ao modelo de excelência da EFQM. Lisboa: Edições Sílabo
- Pires, A. (2016). Sistemas de Gestão da Qualidade. Ambiente, Segurança, Responsabilidade Social, Indústria e Serviços. Lisboa: Edições Sílabo
- Santos, G. (2013). Sistemas Integrados de Gestão - Qualidade, Ambiente e Segurança. Porto: Publindústria
- Soares, I. e Pinto, A. (2018). Sistemas de Gestão da QUALIDADE Guia para a sua implementação. Lisboa: Edições Sílabo

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas. Aulas teórico-práticas com estudos de casos e resolução de exercícios.

Software utilizado nas aulas
Microsoft Excel.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 10 de maio de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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