IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Turismo e Gestão do Património Cultural

Princípios de Turismo

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 82073.

Docente(s)
- João Pedro Tomaz Simões (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
A unidade curricular tem como objetivo central desenvolver conhecimentos estruturantes sobre o turismo. Dessa forma, tenciona-se abordar de maneira critica, analítica e pedagógica com conceitos, temáticas e análises teóricas a atividade turística. Além disso, estimular a capacidade de observação analítica, o empenho acadêmico nas leituras e na participação em sala de aula.

Programa
1. Turismo: conceitos e fundamentos;
1.1. Natureza do Turismo
1.2. Conceito de Turista e Turismo
2. Evolução histórica do turismo.
2.1. Viagens Obrigatórias
2.2. Antecedentes do Turismo Moderno
2.3. Turismo Moderno
2.4. Turismo Contemporâneo
2.5. Turismo de Massas
2.6. Novo Turismo
3. Caráter interdisciplinar do turismo
3.1. Interdisciplinaridade
3.2. Multidisciplinaridade
3.3. Transdisciplinaridade
4. Visão Geral dos Paradigmas em turismo.
4.1 Introdução às abordagens teóricas do turismo
5. Formas e tipos de turismo.
5.1. Turismo de Repouso
5.2. Turismo Cultural
5.3. Turismo Étnico
5.4. Turismo de Natureza
5.5. Turismo de Negócios
5.6. Turismo Desportivos
5.7. Turismo Social
5.8. Inter-relações entre os tipos de turismo
6. Cadeia produtiva do turismo.
6.1. Procura turística
6.2. Demanda turística
6.3. Consumo turístico
6.4. Transportes turísticos
6.5. Eventos turísticos
6.6. Meios de Hospedagem
6.7. Agenciamento
7. Impactos gerados pelo fenômeno turístico.
7.1 Problemáticas da atividade
8. Mercado de Trabalho e Perfil Profissional
8.1. Mercado profissional
8.2. Perfil de competências do licenciado em Turismo
9. Principais tendências e perspetivas do mercado turístico.

Metodologia de avaliação
O aluno será avaliado continuamente consoante participação ativa às aulas, como também através de avaliação por teste escrito. Será realizado dois testes avaliativos com valoração de 45% cada, dando um total de 90% da nota. Além disso será solicitado ao alunado a leitura de artigos científicos referente ao assunto abordado na sala com resposta a uma ficha de perguntas que ao final do semestre representarão 10% da nota. O valor final será atribuído através da soma dos três momentos avaliativos (45% + 45% + 10% = 100%).

Bibliografia
- Buhalis, D. (2022). Encyclopedia of Tourism Management and Marketing. Online: Edward Elgar Publishing.
- Cunha, L. e Abrantes, A. (2019). Introdução ao turismo. (Vol. 1). Lisboa: Lidel
- Lohmann, G. e Netto, A. (2016). Tourism theory: Concepts, models and systems. (Vol. 3). Online: CABI

Método de Ensino
As aulas teóricas de contextualização e ensinamentos conceptuais. Aulas teórico-práticas destinadas à criação, avaliação de estudos de caso, leitura de artigos científicos e discussão da realidade apresentada bem como a avaliação de exemplos prático

Software utilizado nas aulas
Plataforma Moodle e Power Point.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada em Reunião do CTC de 15/10/2021 (Ata nº 172)

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado