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Ano Letivo: 2021/22

Gestão Turística e Cultural

Marketing Turístico

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013

6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP , Cód. 964158.

Docente(s)
- José Alberto de Figueiredo Oliveira Rodrigues (1)(2)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A.

Objetivos
Para desenvolver um plano de marketing o aluno deve compreender como identificar a oferta e a procura, definir o(s) objetivo(s), geral(is) e específico(s), de curto e de longo prazo, assim como avaliar o meio envolvente e definir o posicionamento, a segmentação e o marketing mix. Para saber operacionalizar o marketing mix, o aluno deve conceituar o produto, definir as políticas de preço e de distribuição, e desenvolver a base para a promoção para um produto turístico. Para desenvolver uma campanha promocional o aluno deve identificar as mensagens, os canais e a audiência do produto turístico. Ao fim da unidade o discente será desafiado a aproximar-se dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 - Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis.

Programa
1.Conceitos Gerais de Marketing Turístico
1.1. Caracterização do Marketing Turístico
1.2.O papel do Marketing no planeamento turístico
2. Análise das envolventes do Marketing Turístico
2.1. Microambiente do Marketing Turístico
2.2. Macroambiente do Marketing Turístico
2.3. Impactos do Turismo e o poder do Marketing
2.4. Processo de decisão de compra
3. Oferta Turística
3.1. Tendências do Marketing Turístico na promoção de produtos turísticos
3.2. Novas tecnologias no Marketing Turístico
3.3. Poder de decisão e influência
3.4. Novos turistas
4.Canais de distribuição
4.1. Publicidade espontânea
5. Plano de Marketing Turístico
5.1. Fases do plano de marketing (diagnóstico, análise SWOT, objetivos, Estratégia, Marketing-Mix, orçamentos, controlo e atualização).
5.2. Caso de estudo e casos de sucesso (e.g. Marketing das Cidades, Enoturismo, Marketing Sensorial etc (noções da estratégia de desenvolvimento de um plano)

Metodologia de avaliação

Exame escrito –100%.

Bibliografia
- Campón-Cerro, A. e Hernández-Mogollón, J. e Folgado-Fernández, J. (2019). Best Practices in Hospitality and Tourism Marketing and Management: A Quality of Life Perspective. (Vol. I). Cham, Switzerland: Springer
- Dionísio, P. (2018). Mercator XXI - 25 anos O marketing na era digital. (Vol. 1). Lisboa: Publicação Dom Quixote
- Kotler, P. e Bowen, J. e Makens, J. (2017). Marketing for Hospitality and Tourism. (Vol. I). New York: Global Edition
- Rita, P. e Antunes, J. (2014). A importância do marketing no desenvolvimento de destinos e produtos turísticos. (Vol. I). Lisboa: Escolar

Método de Ensino
A uc será lecionada c aulas teóricas e teórico-práticas. As teóricas fornecerão as bases conceptuais e teóricas, dando suporte aos conteúdos práticos.As teórico-prática operacionalizarão elaboração e discussão de marketing e planos promocionais.

Software utilizado nas aulas
Power Point, Zoom, Teams

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada em Reunião do CTC de 29/06/2022 (Ata nº 181)

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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