IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Gestão da Edificação e Obras

Ciências da Construção e das Estruturas

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7571/2019 - 26/08/2019

5 ECTS; 1º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 81865.

Docente(s)
- Jorge Morarji dos Remédios Dias Mascarenhas (1)(2)
- Carlos Jorge Trindade da Silva Rente (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Ao intervir num edifício tenha a capacidade de:
Parte I: A- Percecionar em que época foi construído e sua importância cultural; B-Reconhecer o seu sistema construtivo e estrutural; Parte 2, C-Consiga resolver problemas da mecânica dos sistemas de pontos materiais e dos corpos rígidos em repouso.

Programa
Parte I-Ciências das Construção
I.1-ARQUITETURA POPULAR PORTUGUESA
Descrição dos sistemas construtivos, sistemas estruturais, condições de conforto (térmico, de iluminação natural e ruído) e nomenclatura dos elementos da construção
Recomendações sobre a melhor forma de se intervir para assegurar as melhores condições de habitabilidade e segurança contra eventuais sismos (ações horizontais).
I.2-EDIFÍCIOS DE RENDIMENTO URBANOS
Descrição dos sistemas construtivos, sistemas estruturais (funcionamento e evolução), condições de conforto (térmico, de iluminação natural e ruído) e nomenclatura dos elementos da construção
Recomendações sobre a melhor forma de se intervir para assegurar as melhores condições de habitabilidade e segurança contra eventuais sismos
1-Medieval/gótico; 2-Renascimento; 3-Pré-pombalino; 4-Barroco; 5-Pombalino Lisboa; 6-Pombalino Porto; 7-Gaioleiros; 8-Arte Nova, estrutura de ferro; 9-Art Deco, pavimentos de betão, placa; 10-Rabo de bacalhau, pórticos intermédios; 11-Porticos de betão; 12-Pré-fabricado; 13-Construção túnel e parede mesa; 14-Fungiforme; 15-Estrutura de aço
Parte II - Ciências das Estruturas
II.1 – SISTEMAS ESTRUTURAIS E AÇÕES EM ESTRUTURAS DE EDIFÍCIOS E PONTES
Apresentação dos sistemas estruturais correntes em Engenharia Civil. Descrição das ações correntes em estruturas de edifícios e pontes.
II.2 - EQUILÍBRIO DO CORPO RÍGIDO
Equações universais da estática; Ligações ou apoios - Graus de liberdade; Classificação de sistemas materiais em função das ligações ao exterior – Sistemas isostáticos, sistemas hiperestáticos e sistemas hipoestáticos; Equilíbrio de corpos rígidos – equilíbrio estável e equilíbrio instável; Cálculo de reações; Equilíbrio de sistemas materiais a duas e três dimensões.
II.3 - ANÁLISE DE ESTRUTURAS PLANAS
Vigas simplesmente apoiadas e vigas Gerber, tipos de carregamentos e apoios; Arcos de três rótulas e associações isostáticas de sistemas compostos.
III.4 - SISTEMAS ARTICULADOS PLANOS - TRELIÇAS
Estaticidade interna; Estaticidade global; Método dos nós; Método das secções (Ritter).
III.5 - ESFORÇOS INTERNOS E DIAGRAMAS DE ESFORÇOS
Esforços internos em peças lineares; Diagramas de esforços internos; Relações entre carga, esforço transverso e momento fletor.
III.6 - CABOS
Cabos com cargas concentradas; Cabos com cargas distribuídas – Cabos parabólicos e catenárias.
III.7 – GEOMETRIA DE MASSAS
Centro de massa; Momento estático; Momento de inércia; Teorema de Steiner; Raio de giração; Produto de inércia; Centro de rigidez.

Metodologia de avaliação
Parte I (peso de 30% na média final): Uma prova escrita. Parte II (peso de 70% na média final): Média ponderada dos resultados dos trabalhos propostos durante o período de aulas (30%) e no resultado de um teste escrito (70 %).
Dispensa de exame: nota final igual ou superior a 9,5.
Exame: Prova escrita (Parte I (peso de 30%) e Parte II (peso de 70%))

Bibliografia
- Beer, F. (1998). Mecânica Vectorial para Engenheiros (Estática). Lisboa: Mc Graw-Hill
- Mascarenhas, J. (1019). Sistemas de Construção Vol.XVI, Técnicas para a reabilitação de edifícios. (Vol. XVI). TOMAR: Livros Horizonte
- Mascarenhas, J. (2015). Sistemas de Construção Vol XV, Arquitetura Popular Portuguesa. (Vol. 1). Lisboa: Livros Horizonte
- Meriam, J. (2003). Engineering Mechanics. (Vol. I: Statics). NY: LTC

Método de Ensino
Parte I -Método expositivo com recurso a ilustrações detalhadas. Parte II-Exposição dos conceitos fundamentais da estática e das metodologias práticas para as aplicações correntes da Engenharia Civil. Análise e discussão de casos práticos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 11 de maio de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado