IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Design e Tecnologia das Artes Gráficas

História do design de comunicação I

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 3,0 O , Cód. 964459.

Docente(s)
- Maria João Bom Mendes dos Santos (1)(2)
- Maria Madalena Giraldes Barba Pessoa Jorge Oudinot Larcher (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
1. Conhecer a história do design gráfico da Antiguidade à Revolução Industrial
2. Compreender a sua integração na história da cultura ocidental, nomeadamente nas suas origens longínquas (greco-romanas) e nos impactos dos seus principais movimentos culturais, com destaque para os diversos "Renascimentos" e para o período das Luzes
3. Relacioná-la com a história do livro, das suas origens, na Antiguidade Pré-Clássica, ao século XVIII, considerando a evolução dos seus suportes materiais, do seu formato e das técnicas do seu fabrico
4. Conhecer as características da arte da iluminura e gravura; quanto à primeira, considerando a riqueza e variedade da sua evolução na Europa ao longo da Idade Média e a riqueza do código iconográfico da sua linguagem simbólica; quanto à segunda, associando-a aos impactos técnicos da revolução da imprensa
5. Dominar a metodologia da elaboração de um trabalho monográfico, desenvolvendo a capacidade de um exercício de investigação segundo as exigências académicas do ensino superior

Programa
1. A comunicação e a linguagem (ou linguagens), símbolos e códigos de decifração
2. A linguagem iconológica e verbal; iconologia e escrita(s)
3. O livro, da Antiguidade aos fins da Idade Média
4. O design gráfico, dos precedentes antigos às iluminuras medievais
5. A simbologia de uma arte funcional: o universo mental medievo, na sua unidade e diversidade
6. O século XV e a imprensa.

Metodologia de avaliação
Os alunos deverão realizar uma avaliação escrita e um trabalho monográfico (valendo cada 50%), dispensando de exame quem obtenha a média de 10 (dez) valores (escala de 1 a 20).
O trabalho deverá integrar-se nas propostas feitas em aula e a obedecer a um calendário de etapas.
Na época de exame, não haverá obrigatoriedade de apresentação do trabalho, correspondendo a nota final à nota do exame; salvaguarda-se, porém, para os alunos que fizeram o trabalho, a possibilidade de considerar a média com o mesmo, caso esta média o beneficie (valendo nesse caso 50% cada).

Bibliografia
- BACKHOUSE, J. (1979). The Illuminated Manuscript. (Vol. 1). Singapura: Hardback Book
- BOLOGNA, G. (2000). Illuminated Manuscripts, The Book before Gutenberg. (Vol. 1). Milão - Londres: Thames and Hudson
- LABARRE, A. (2006). História do Livro. Lisboa: Livros Horizonte
- MEGGS, P. e PURVIS, A. (2009). História do Design Gráfico. São Paulo: Cosac Naify

Método de Ensino
O ensino assentará em aulas expositivas, com recurso a meios audiovisuais, visando estimular uma maior participação dos alunos.

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de fevereiro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado