IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Comunicação Social

Francês

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

4.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 4,50 OT , Cód. 905487.

Docente(s)
- Manuela Sofia da Conceição Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
-Comunicar em língua francesa, utilizando vocabulário simples;
-Compreender expressões e o vocabulário frequente, de âmbito pessoal e profissional;
-Compreender anúncios e mensagens orais e escritas acerca de situações do quotidiano e da vida profissional;
-Comunicar oralmente e por escrito em língua francesa: trocar informações simples e direta sobre temas familiares e do âmbito profissional;
-Executar tarefas precisas e adequar a língua francesa à área da comunicação.

Programa
1. Comunicar em francês:
1.1. Entrar em contacto com alguém
1.2. Preencher um formulário
1.3. Tomar diligências simples para obter um documento
1.4. Abordar uma pessoa para algo ou simplesmente para conversar
1.5. Apresentar-se e apresentar alguém
1.6. Falar de si, das suas atividades, do tempo
1.7. Ter uma conversa telefónica simples
1.8. Deixar uma mensagem simples num atendedor de chamadas
1.9. Redigir um e-mail simples ou uma mensagem telefónica
1.10. Reservar ou comprar um bilhete (transporte)
1.11. Saber como proceder num hotel
1.12. Orientar alguém ou orientar-se num prédio ou na cidade
1.13. Falar das suas atividades quotidianas
1.14. Explicar os seus hábitos alimentares
1.15. Dar indicações de trabalho e pedir explicações
1.16. Encomendar uma refeição no restaurante
1.17. Efetuar compras correntes em loja ou on-line
1.18. Encontrar casa
1.19. Falar de uma empresa e da sua organização
1.20. Compreender e dar explicações simples a propósito de um processo de fabricação
1.21. Compreender e redigir um regulamento simples
1.22. Compreender e redigir uma proposta de emprego simples
1.23. Redigir um CV simples
1.24. Trocar opiniões numa entrevista profissional
1.25. Participar em discussões simples quanto ao ambiente de trabalho
1.26. Compreender e redigir breves notas para fins profissionais
1.27. Elaborar um programa e fazer o ponto de situação profissional
1.28. Seguir instruções num atendedor de chamadas
1.29. Efetuar operações bancárias simples
1.30. Contar sucintamente um acontecimento
1.31. Redigir uma carta de reclamação simples
1.32. Prestar declaração oralmente ou por escrito

2. Conteúdos Lexicais de acordo com os conteúdos programáticos.

3. Gramática em conformidade com os conteúdos programáticos.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua (pressupõe a participação em 70% das aulas):
- 2 testes: 60% (2 Testes x 30% com nota mínima de 8 valores em cada uma das provas)
- Trabalhos dentro e fora da sala de aula: 15%
- Prova oral: 25%

Avaliação Final/Periódica:
Exame escrito: 80%
Prova oral: 20%

Bibliografia
- AAVV, A. (2018). Bescherelle . (Vol. 1,2 et 3). Paris: HATIER
- Bilingue, D. (2012). Dicionários de Francês/Português e de Português/Francês. Lisboa: Bertrand
- Colin, J. (2010). Le Robert, dictionnaire des difficultés du français. Paris: Poche
- Pereira, M. (2010). Apprend et révise la grammaire: gramática prática do francês. (Vol. 1). Porto: Porto Editora
- Unilingue, D. (2015). Le Petit Robert 1 e 2. Paris: Clé International

Método de Ensino
a)Aulas teóricas e teórico-práticas;
b)Realização de fichas de trabalho;
c)Compreensão oral global e detalhada;
d)Produções orais e escritas;
e)Estudo autónomo;
f)Testes;

Software utilizado nas aulas
NA

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado