IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Comunicação Social

[J] Realização e Produção Radiofónica

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054624.

Docente(s)
- João Miguel Magalhães Fernandes Cordeiro (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1. Identificar as principais técnicas, tecnologias e teorias da produção radiofónica;
2. Aplicar conhecimentos técnicos de produção áudio digital à criação de conteúdos radiofónicos;
3. Gravar, editar e processar voz para conteúdos radiofónicos.
4. Aplicar os princípios da sonoplastia à criação de conteúdos radiofónicos;
5. Realizar entrevistas radiofónicas adotando boas práticas do jornalismo e da captação áudio;
6. Produzir programas de rádio na área da informação e entretenimento.

Programa
A. Produção áudio digital:
- Gravar narração;
- Técnicas de edição e gravação de narração;
- Mistura de som;
- Masterização e exportação de som;

B. Sonoplastia:
- Categorias de sons;
- Bibliotecas sonoras;
- Design de som aplicado à construção de narrativas documentais;

C. Jornalismo radiofónico:
- Técnica de entrevista;
- Noticiário radiofónico;

D. Produção Radiofónica
- Escrita para rádio
- O Programa Magazine
- Software de gestão de emissão
- Rádio em directo vs direto gravado

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
- Participação e desempenho em aula (respeito pelas datas): 15%
- Programa Magazine: 70%
- Reflexão individual: 15%


Avaliação em Exame
- Programa Magazine: 80%
- Reflexão individual: 20%

Bibliografia
- Curado, F. (1964). Rádio – Produção – Realização - Estética. São Paulo: Arcádia
- Francis, R. e McCormick, T. (2000). Sound and Recording - an introduction. Londres: Music Technology Series
- Menezes, J. (1999). Tudo o que se passa na TSF - para um livro de estilo. Lisboa: Editora Jornal de Notícias
- O'Donnel, L. e Messere, F. e Bencit, P. e Hausman, C. (2001). Modern Radio Production – Production, Programming and Performance. Londres: Music Technology Series

Método de Ensino
A metodologia de ensino adotada nesta Unidade Curricular baseia-se nos seguintes métodos:
a) método expositivo
b) aprendizagem por projeto
c) aprender-fazendo

Software utilizado nas aulas
Reaper.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável
Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos
Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos
Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso á justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado