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Ano Letivo: 2021/22

Conservação e Restauro

História e Teoria da Conservação e Restauro

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016

4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938039.

Docente(s)
- Fernando Sanchez Salvador (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Compreender a evolução e génese da teoria da conservação e restauro ao longo da história.Casos,exemplos,protagonistas e teorias de intervenção;Conhecer as cartas e convenções sobre conservação e restauro, com o objectivo de saber interpretar e aplicá-las.

Programa
1.Intervenções emobras de arte antes de um conceito moderno de restauro.2.Primeiras teorias e critérios de intervenção-O restauro estilístico de Viollet-le-Duc; John Ruskin e o movimento anti restauro.3.Modernas teorias e critérios;Camilo Boito e Giovannoni.4.Brandi,Restauro Crítico;5.Evolução em Portugal–séc.XIX;do Museu de Belas Artes à actualidade;6.Os princípios éticos e o código deontológico

Metodologia de avaliação
A avaliação será expressa, através dos seguintes critérios:Capacidade de investigar e de resolver os problemas colocados no âmbito da u.c., e com duas frequências escritas, com âmbito 1ªT e 2ªT/P
F1 – Frequência -50%
F2 – Frequência -50%
A classificação da final é a média de F1 + F2.
O estudante fica dispensado de Exame se obtiver uma classificação superior a 9,5 valores, em cada uma das frequências. O Exame escrito é sobre a componente teórica, substituindo F1 e F2.

Bibliografia
- BRANDI, C. (1988). TEORIA DO RESTAURO. Amadora: Edições Orion, 1ª ed. 2006- ISBN-13: 978-972-8620-08-0
- GONZALES-Varas, I. (2005). CONSERVACIÓN DE BIENES CULTURALE – Teoría, historia, principios e normas. Madrid-: Ediciones Cátedra, 2ª edición, Manuales Arte Cátedra
- MARTINEZ-JUSTÍCIA, M. (2001). HISTÓRIA Y TEORIA DE LA CONSERVACIÓN E RESTAURACIÓN ARTISTICA. Madrid: Editorial Tecnos
- MUÑOZ VIÑAS, S. (2003). TEORIA CONTEMPORÂNEA DE LA RESTAURACIÓN. . Madrid: Editorial Sintesys, 2010

Método de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas. Exposição dos conceitos e temas ao longo da história em que se apoiam as teorias e a formação da consciência contemporânea da Conservação e Restuaro

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 03 de maio de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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