IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Conservação e Restauro

Química 2

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016

4.5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938012.

Docente(s)
- Manuel Alberto Nogueira Henriques Rosa (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Compreender os fundamentos e mecanismos dos equilíbrios ácido-base, redox e de coordenação e identificar a ocorrência destes equilíbrios no Património e na Conservação e Restauro.

Programa
Equilíbrio químico: Noções gerais de equilíbrio químico; A constante de equilíbrio; O equilíbrio heterogéneo; O quociente da reacção; Factores que afectam o equilíbrio; Equilíbrios de solubilidade; Equilíbrios de ácido-base; Equilíbrios de complexação.
Equilíbrio iónico (Ácido-base): Sistemas de ácidos Bronstead-Lowry; A autoionização da água; Cálculo das concentrações do ião hidrogénio e do ião hidróxido; Critérios para as soluções ácidas, básicas e neutras; O conceito de pH; Soluções de ácidos e bases fortes; Medição de pH; Exemplificação de medição do pH de soluções com medidor de pH, e indicadores universais.
Equilíbrio de Complexação: História; Conceitos gerais sobre compostos de coordenação e complexos; Equilíbrio de formação de complexos; Complexantes mais comuns na prática de CR; Conclusão.
Oxidação-redução: Estado de Oxidação-redução; Conceitos de oxidação-redução; escrita e acerto de semi-reacções redox; escrita de uma reacção redox completa; Oxidante e redutor; Oxidação e redução em compostos orgânicos; Potencial de redução; Células galvânicas ou voltaicas; Células electrolíticas; Corrosão dos metais; Limpeza química por mecanismos redox; Considerações finais.

Metodologia de avaliação
A avaliação contínua consiste em quatro testes escritos (T1, T2, T3 e T4) e num relatório de um trabalho prático de laboratório (P), todos classificados de 0 a 20 valores. A nota final resulta da média das cinco avaliações e tem que ser igual ou superior a 10 valores para aprovação.

Nota final avaliação contínua=(T1+T2+T3+T4+P)/5

A presença na aula prática de laboratório é obrigatória, bem como a redacção em grupo do relatório do trabalho prático executado.
A avaliação contínua consiste em quatro testes escritos (T1, T2, T3 e T4) e num relatório de um trabalho prático de laboratório (P), todos classificados de 0 a 20 valores. A nota final resulta da média das cinco avaliações e tem que ser igual ou superior a 10 valores para aprovação.

Notresença na aula prática de laboratório é obrigatória, bem como a redacção em grupo do relatório do trabalho prático execa final avaliação contínua=(T1+T2+T3+T4+P)/5

A putado.
Nas épocas de Exame, Exame de recurso, Trabalhador-Estudante e Especial, os alunos serão avaliados num teste teórico (T) classificado de 0 a 20 valores sendo a nota final resultante da seguinte ponderação com a nota média obtida no relatório do trabalho prático (P):

Nota final exames=T*0,8+P*0,2

Aprovam os alunos que obtenham nota final no exame igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia
- Antunes, J. (2016). Apontamentos de Quimica 2. Tomar: IPT
- Eastop, D. (1998). Chemical Principles of Textile Conservation. Oxford: Butterworth
- Matteini, M. e Moles, A. (1989). La Chimica nel Restauro. Roma: Nardini Ed.
- Wolbers, R. (2000). Cleaning Painted Surfaces: Aqueous methods. London: Archetype Publications

Método de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas que abordam os conteúdos
programáticos. Aulas práticas em laboratório de química.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 23 de junho de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado