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Ano Letivo: 2021/22

Cinema Documental

Argumento Cinematográfico I

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 81773.

Docente(s)
- Hermínia Maria Pimenta Ferreira Sol (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
A) conhecer, numa perspetiva diacrónica, os diversos estádios, metamorfoses e denominações experimentadas pelo argumento cinematográfico;
B.reconhecer os tipos de argumentos mais comuns; B1.argumento adaptado;
B2. argumento original; e
B3. argumento spec [especulativo]);
C. dominar conceitos-chave do guionismo:
C1. logline;
C2. storyline;
C3. sinopse;
C4. tratamento;
C5. outline ou escaleta;
C6. enredo, entre outros;
D. formatar corretamente um texto guionístico;
E. analisar e avaliar textos guionísticos, incluindo os de sua autoria, recorrendo a terminologia profissional.

ODS:
5 – Igualdade de Género;
10 – Reduzir Desigualdades

Programa
C1.O Génesis do argumento cinematográfico;
1.1. O texto dramático como forma contribuinte;
1.2. O guião no cinema mudo;
1.3. O período dos Grandes estúdios;
1.4. A emergência das produções independentes;
C2. As etapas do argumento;
2.1. A linha guia (logline);
2.2. O esboço/estrutura;
2.3. O tratamento;
2.4. o guião;
2.5. Formatação e edição;
C3. Narrativas dramáticas e dramaturgia textual;
3.1. Estratégias e estruturas narrativas;
3.2. voz/ponto de vista;
3.3. ação dramática;
3.4. o enredo;
3.5. construção de personagens;
3.6. linearidade;
3.7. diálogo;
3.8. tensão e conflito;
C4. O valor do símbolo e dos mitos;
4.1. mitologias culturais e suas representações simbólicas;
4.2. a sua transposição para o universo Marvel;
C5. Análise do texto guionístico;
5.1. visões de diversidade;
5.2. fluência dos diálogos;
5.3. presenças ideológicas;
5.4. temas e tropos comuns;
C6. Os novos media e a noção de transmedia;
6.1. tom e estrutura de escrita para novos ambientes mediáticos;
6.2. textos para realidades transmedia.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
Participação e desenvolvimento de atividades em contexto de aula: 20%
projectos extra-aula: 30%
Argumento original: 50%

Exame/Recurso/Época especial:
Argumento original (60%) e apresentação pública da ideia (40%)

A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em regime de Avaliação Contínua obtenham nota igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia
- DANCYGER, K. e RUSH, J. (2013). Alternative Scriptwriting: Beyond the Hollywood Formula. (Vol. ---). (pp. -----). Burlington: MA Focal Press
- FIELD, S. (2005). Screenplay: The Foundations of Screenwriting. (Vol. --). (pp. -----). Nova Iorque: Delta
- HUETH, A. (2019). Scriptwriting for Film, Television and New Media. (Vol. --). (pp. -----). Nova Iorque: Routledge
- McKEE, R. (1997). Story: Substance, Structure, Style and the principles of screenwriting. . (Vol. --). (pp. -----). Nova Iorque: HarperCollins

Método de Ensino
Aulas teóricas e práticas, de natureza participativa onde os textos/filmes propostos provocam relação com o ato da escrita e a reflexão crítica dos trabalhos.

Software utilizado nas aulas
. Processador de texto;
. Writer Duet;
. Celtx;
. Studiobinder;
. Trello.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 09 de fevereiro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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