IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Cinema Documental

História e Estética do Cinema I

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 81771.

Docente(s)
- Jorge Humberto dos Santos Seabra (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Utilização de computador para acesso às sessões de videoconferência.

Objetivos
1. Habilitar os alunos a desenvolver grelhas de leitura da história do cinema e a compreender os seus momentos charneira desde o pré-cinema até meados do Século XX.

2. Situar criticamente obras fílmicas referenciais nos movimentos e tendências em que se inserem.

Programa
A. A invenção do cinema

I. O contexto histórico-cultural da emergência do cinema
1. Cultura de elites e cultura de massas nos inícios da imagem em movimento
2. Cinema, modernidade e revolução cultural

II. Da decomposição à síntese do movimento
1. Uma invenção coletiva
2. O sistema de projeção
3. O cinema como ilusão ótica

B. O tempo do cinema mudo
I. Da invenção à arte
1. O pioneirismo de Edison
2. Os Lumière e a estética das vistas
3. Os pioneiros portugueses
4. L’histoire d’un crime de Ferdinand Zecca
5. O cinema fantástico de Méliès
6. Edwin Porter e a emergência da linguagem fílmica
7. David Griffith e a emancipação da estética cinematográfica
8. A afirmação do cinema como arte

C. As vanguardas cinematográficas dos anos 20

I. Do Impressionismo ao Surrealismo
1. Princípios estéticos e ideológicos
2. Figuras e filmes
3. Manoel de Oliveira e as sinfonias urbanas

II. O expressionismo alemão
1. A interpretação clássica
2. Um cinema de caraterísticas nacionais
3. Vanguardismo do cinema de Weimar
4. O fascínio pelo poder da câmara e da montagem

III. A vanguarda soviética
1. O tempo histórico da vanguarda
2. A tese clássica sobre as origens do cinema soviético
3. Cinema, revolução e vanguarda
4. Protagonistas

D. A revolução do sonoro

I. Os problemas clássicos de sonorização

II. Os sistemas Vitaphone e Movietone nos anos vinte

III. Transformações na produção fílmica e no formato do espetáculo

IV. Evolução estética do cinema

V. As resistências ao sonoro

E. O cinema clássico americano
I. Conceito e problematização
1. Semântica, cronologia, norma estético-ideológica

II. Mecanismos de padronização
1. Estúdios
2. Géneros
3. Star-system

III. O modelo narrativo
1. O tempo e o espaço
2. A centralidade do argumento

IV. Géneros
1. Western
2. Film noir

Metodologia de avaliação
1. Elaboração de um trabalho escrito (Recensão crítica) sobre uma referência bibliográfica (40%)

1.1 Critérios de avaliação do texto (30%)
a) Organização do texto em secções: página de rosto (autoria, título, local, ano); índice; corpo do trabalho; referências consultadas
b) Trabalho com um mínimo de 2000 palavras
c) Síntese crítica das ideias fundamentais da referência bibliográfica
d) Capacidade de expressão, análise e referenciação
e) Reflexão sobre a importância da referência para a formação académica do aluno

1.2 Colaboração no tema da aula (10%)

1.3 Submissão do trabalho escrito
a) Na plataforma Teams, até ao dia anterior à apresentação oral.
b) Ficheiro word como no exemplo: “JorgeSeabra-InvençãoDoCinema”.
c) Não são aceites submissões posteriores à lecionação do tema em aula

2. Uma prova escrita (Frequência) no final do semestre (60%)

3. Exame (Ep Normal
Prova Escrita sobre o programa letivo (100%)

4. Exame (Ep Recurso
Prova Escrita sobre o programa letivo (100%)

A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia
- Aumont, J. (2009). Dicionário teórico e crítico do cinema. Lisboa: Texto & Grafia
- Bordwell, D. (1993). El arte cinematográfico. Barcelona: Paidós
- Bordwell, D. (2003). Film history. An introduction. New York: McGraw-Hill
- Gubern, R. (2005). Historia del cine. Barcelona: Editorial Lumen
- Noriega, J. (2003). Historia del cine. Madrid: Alianza Editorial

Método de Ensino
a) Aulas à distância. Interação síncrona. Algumas aulas presenciais
b) Utilização: fóruns de discussão online; keynotes; filmes; apresentação trabalhos dos alunos
c) Sessões definidas em cronograma temático
d) Disponibilização roteiros de aula em pdf

Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 09 de fevereiro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado