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Ano Letivo: 2020/21

Manutenção de Sistemas Mecatrónicos

Organização e Gestão da Manutenção

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 684/2016

5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 2,0 OT , Cód. 612114.

Docente(s)
- Flávio Rodrigues Fernandes Chaves (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Planear a função de manutenção.
Conhecer O QUE está sujeito a manutenção, COMO, QUANDO e SE a manutenção é efectiva.
Dotar os alunos com ferramentas capazes de organizar e/ou gerir um departamento de manutenção. Definir quando e como aplicar dos diferentes tipos de manutenção de modo a obter a melhor relação custo benefício.
Aplicar conceitos básicos de fiabilidade como ferramenta de apoio à decisão

Programa
1. Introdução à Manutenção Industrial
1.1 Definição da Manutenção
1.2 Estratégias e objetivos da Manutenção
1.3 Estratégias de Manutenção
1.4 Tipos de Manutenção
1.5 Atividades de Manutenção
1.6 Os 5 níveis AFNOR de Manutenção
1.7 Normalização no âmbito da manutenção

2. Evolução Histórica
2.1 Origem da palavra Manutenção
2.2 Manutenção – conceito e definição
2.3 Evolução da função Manutenção
2.4 A função manutenção
2.5 O futuro da manutenção
2.6 Manutenção em Portugal

3. Gestão dos Equipamentos
3.1 Evolução da Manutenção
3.2 Pessoas e outros Recursos
3.3 Gestão Integrada de Ativos
3.4 Recursos Humanos
3.5 Estrutura e Organização do Serviço de Manutenção
4. Manutenção Centrada na Fiabilidade
4.1 Passos a Considerar na Análise da Manutenção Centrada na Fiabilidade
4.2 Sete Questões-Base
4.3 Falhas
4.4 Padrões de Falha
4.5 Fiabilidade
4.6 Os fatores Determinantes da Do
5. Organização e Gestão da Manutenção
5.1 NP 4492:2010
5.2 Auditorias
5.3 NP 4483: 2009
5.4 Filosofia da Manutenção
5.5 Métodos e Metodologias de Manutenção
5.6 Normalização no âmbito da OGM
6. TPM – Manutenção Produtiva Total
6.1 Fases a considerar na implementação da TPM
6.2 Eficiência Global
6.3 Cálculo da Eficiência Global (OEE)
6.4 Perdas Esporádicas e Perdas Crónicas
6.5 Oito pilares do TPM
6.6 Desafio “Zero Avarias”
6.7 Resultados esperados com o TPM
6.8 Características do Operador
7. Análise dos Custos da Manutenção
7.1 Custos do ciclo de vida…
7.2 Custos
7.3 A diferente natureza dos custos de manutenção
7.4 Os custos de manutenção na economia das empresas
8. Planeamento da Manutenção
8.1 Vantagens do planeamento em manutenção
8.2 Ordens de Trabalho
8.3 Planeamento e Programação da Manutenção
8.4 CPM – Critical Path Method
8.5 PERT – Programme Evaluation and Review Technique
8.6 PERT e CPM
8.7 Método de Gantt
8.8 Métodos de Gestão de Stocks
8.9 Elaboração do Orçamento provisional do Serviço de MNTC
8.10 KPI / Índices de Controlo
9. Documentação num serviço de Manutenção
9.1 Sistemas de codificação
9.2 Os circuitos de informação na manutenção
9.3 TIC na Manutenção
9.4 LC Care
10. Introdução aos Métodos de Diagnóstico e de Análise de Condição (MeDAC)
10.1 Métodos de diagnóstico e de Análise de Condição (MeDAC)
10.2 MeDAC / MF / TMC
10.3 PQ e Manutenção
10.4 Manutenção de diversos sistemas

Metodologia de avaliação
- A avaliação será feita por Prova escrita: exame ou exame de recurso.

Bibliografia
- Amaral, F. (2016). Gestão da Manutenção na Indústria, Edições Lidel, ISBN 978-989-752-151-5.. -: -
- Cabral, J. (2006). Organização e Gestão da Manutenção, 5ª edição, Edições Lidel, ISBN 978-972-757-440-7. -: -
- Cabral, J. (2009). Gestão da Manutenção de Equipamentos, Instalações e Edifícios, Edições Lidel, ISBN 978-972-757-591-6. -: -
- Ferreira, L. (1998). Uma introdução à manutenção. (Vol. .). (pp. 1-193).Portugal: Publindústria. (Vol. -). -: -

Método de Ensino
Nas aulas teóricas e teórico-práticas descreve-se e exemplifica-se os conteúdos programáticos; e propõem-se resolução de casos práticos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos

 


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