IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Gestão Comercial e Vendas

Merchandising e Promoções

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso nº 2367/2016 - 25/02/2016

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL , Cód. 600220.

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Explicar como funcionam os canais de distribuição
Expor as diversas ferramentas de merchandising e promoções
Compreender as especificidades de cada canal de distribuição
Organizar o ponto de venda
Relacionar o layout do estabelecimento com o público-alvo, sustentado com um plano de promoções


Programa
1. Introdução
2. Canais de distribuição
3. Ponto de venda
4. Visual merchandising
5. Promoções

Metodologia de avaliação
Avaliação continua. Realização de trabalho prático (40%) com apresentação e discussão, (nota mínima de dez valores) e um teste (60%), (nota mínima de nove valores).

Exame: Teste escrito (100%).

Bibliografia
- Rodrigues, J. e Lendrevie, J. e Levy, J. e Dioni­sio, P. (2015). Mercator da Li­ngua Portuguesa - Teoria e pratica do marketing. Lisboa: Publicações D. Quixote
- Demetresco, S. (2004). Vitrinas entre vistas: merchandising visual. Brasil: Senac
- Rosseau, J. (2008). Manual de Distribuição. Lisboa: Abril/Controljornal
- Ladeira, W. e Santini, F. (2018). Merchandising & Promoção de Venda. São Paulo, Brasil: Atlas

Método de Ensino
O ensino visa promover a leitura e discussão de estudos de caso, a realização de trabalhos de curta e média duração, assim como a exposição de conceitos e o visionamento de casos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 06 de dezembro de 2019

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos