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Ano Letivo: 2020/21

Engenharia Informática

Introdução à Programação Web

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8644/2020 - 08/09/2020

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 42,0 PL + 28,0 TP , Cód. 911933.

Docente(s)
- José Manuel Palma Redes Ramos (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
n.a.

Objetivos
1. Desenvolver código HTML, CSS e javaScript;
2. Codificar conteúdos Web estáticos e formatados: textos, imagens, templates e layouts;
3. Codificar conectividade Web (interna, externa e mista);
4. Codificar interfaces Web interativos: comportamentos, pares evento/ação, modelos de input/output;
5. Codificar gráficos Web: programação do objeto Canvas;
6. Aplicar estruturas de dados em javaScript: arrays, objetos e estruturas mistas;
7. Aplicar metodologias de HTML/CSS Dinâmicos e de Document Object Model (geração de objetos de interface através do objeto Document);
8. Aplicar interação gráfica e cinemática: processos de interação e de animação de componentes do interface Web;
9. Implementar interfaces Web, gráficos e interativos;
10. Implementar interfaces Web a partir de Front-end Frameworks;
11. Implementar processos através de bibliotecas e frameworks de javaScript;
12. Implementar projetos de aplicações Web, do lado do cliente, com funcionalidades gráficas, dinâmicas e interativas, a partir de fontes diversificadas de dados e de recursos.

Programa
1. Estrutura estática do documento Web: superclasses, subclasses e instâncias em HTML;
2. Aplicação de estilos via CSS;
3. Codificação estática de conteúdos e interfaces Web conectivos (HTML/CSS);
4. Classes de javaScript: sintaxes, propriedades e métodos;
5. Codificação em javaScript de dados, estruturas de dados e de processos simples;
6. Representação de dados em javaScript: arrays, objetos e respetivas combinações;
7. Aplicação de processos sobre estruturas complexas ou combinadas de dados;
8. Aplicação de interação através de comportamentos representados por pares evento/ação;
9. Codificação de sequências de input-process-output;
10. Codificação de outputs gráficos básicos bitmap (Canvas);
11. Implementação de processos de interação e de animação com componentes de gráficas;
12. Metodologias de Projeto Web;
13. Bibliotecas e Frameworks;
14. Desenvolvimento de miniprojetos Web, básicos, gráficos e interativos;

Metodologia de avaliação
A avaliação incide sobre a apresentação e defesa de dois mini-rojetos Web do lado do cliente:
a) Implementação de uma apresentação interativa de conteúdos a partir de uma estrutura de dados em javaScript, dos respetivos recursos mediáticos e de um enunciado com os requisitos de apresentação - 50% da avaliação;
b) Implementação de uma aplicação web interativa com características gráficas ou de animação - 50% da avaliação.
O processo de avaliação é realizado em sessão de apresentação dos mini-projetos e a aprovação na Unidade Curricular está sujeita à classificação mínima de 7/20 valores em qualquer dos mini-projetos.

Bibliografia
- Data, R. (0). w3schools.com - THE WORLD'S LARGEST WEB DEVELOPER SITE. Acedido em 10 de novembro de 2020 em https://www.w3schools.com/
- Geary, D. (2012). Core HTML5 Canvas: Graphics, Animation, and Game Development. Boston:: Prentice-Hall
- Haverbeke, M. (2018). Eloquent JavaScript - A Modern Introduction to Programming. San Francisco: No Starch Press
- Terlson , B. e International, E. (0). ECMAScript 2018 – Language Specification (9.th Edition, June 2018). Acedido em 10 de novembro de 2020 em https://262.ecma-international.org/9.0/

Método de Ensino
1. Aulas teórico-práticas plenárias com exposição e debate - 28 horas;
2. Aulas de prática laboratorial por turmas em ambiente de desenvolvimento de software - 42
horas;
3. Apoio didático por e-learning, através da plataforma Moodle.

Software utilizado nas aulas
Editor Notepad++; Browser Google Chrome;

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 21 de junho de 2021

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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