IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Comunicação Social

[J] Fotojornalismo

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054628.

Docente(s)
- António Martiniano Ventura (2)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Compreender a Fotografia enquanto processo complexo, capaz de produzir registos visuais fidedignos de uma determinada realidade.
Compreender o processo fotográfico e o modo como a Fotografia constrói um determinado significado, a partir de uma realidade representada.
Adquirir competências operacionais no domínio do processo fotográfico e das suas diversas componentes, operacionais e conceptuais, de modo a compreender e dominar a capacidade da fotografia para se constituir como documento ou facto jornalístico.
Conhecer as opções editoriais e estéticas de diferentes publicações jornalísticas em termos de fotojornalismo e identificar profissionais com diferentes percursos que marcam o panorama nacional.

Programa
Módulo 1
1 - A Fotografia como um processo complexo, e as suas zonas de interesse: o Objecto, a Câmara e o Registo;
2 - A luz e o Objeto: técnicas básicas de iluminação em fotografia;
3 - A formação da imagem: ponto de vista, enquadramento, controle da exposição, foco e nitidez;
4 - A geometria da imagem: ponto de vista e distância focal;
5 - A imagem fotográfica: imagem técnica ou artesanal?
6 – O valor documental da Fotografia e processos de significação;
7 - Fotografia e comunicação;
8 - Fotografia e narrativa.
Módulo 2
1 - O Fotojornalismo como componente da Informação: o papel da imagem como nas publicações impressas e digitais;
2 - A Fotografia em diferentes funções do Jornalismo: informar ou não, ter ou não ter preocupações estéticas;
3 - A Fotografia em diferentes publicações: as opções feitas em termos de imagem em títulos com opções editoriais específicas;
4 - A Fotografia de diferentes repórteres fotográficos: a valorização do trabalho de autor.

Metodologia de avaliação
Módulo 1
Época Normal
Dado que as características desta UC exigem uma participação activa do estudante, será apropriado que a avaliação da aprendizagem seja feita de modo contínuo.
Assim, para cada um dos Projectos Experimentais propostos, desenvolvidos colectivamente ao longo das aulas, será solicitado relatório técnico individual. Será proposto um trabalho prático final para ser resolvido por pequenos grupos. A nota final resultará da média ponderada obtida entre a avaliação individual, com peso 60, e a avaliação no trabalho de grupo, com peso 40.
Épocas de Exame e de Recurso
Prova escrita e a apresentação dos relatórios individuais relativos ao acompanhamento dos Projectos Experimentais desenvolvidos em aula prática.
Módulo 2
Época normal
Análise do percurso e do trabalho de um repórter fotográfico. Produção de reportagem fotográfica sobre um tema abordado pelo autor analisado.
ENTREGA: 13/abril (Moodle)
APRESENTAÇÃO: dias 20 e 27/abril por ordem de pauta.
Exame e Recurso
Submissão, uma semana antes da data da prova, via Moodle, de trabalho equivalente ao proposta em época Normal, com apresentação no dia do exame.
NOTAS:
-A classificação de cada módulo tem o peso de 50% na nota final.
- Os estudantes-trabalhadores que estejam impedidos de assistir às aulas e/ou cumprir com o estipulado na avaliação devem contactar os docentes por forma a definir um plano individual.

Bibliografia
- Ardila, D. (2006). Fotoperiodismo Y Edición. (Vol. 1). Madrid: Universitas
- Martin, K. (2002). Fotojornalismo - Guia Profissional. (Vol. 1). Lisboa: Dina Livro
- Martins, C. (1995). Fotoperiodismo: Formas y. Madrid: Síntesis
- Mendonça, L. (2020). A História da Fotografia - Ao encontro das imagens. (Vol. 1). Lisboa: Edições Colibri

Método de Ensino
Aulas expositivas, de pesquisa e de análise.
Um conjunto de projectos experimentais coerentes que, devidamente sequenciados e relacionados, irão permitir, no seu desenvolvimento em aula prática, aprender fazendo.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado