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Ano Letivo: 2019/20

Web e Dispositivos Móveis

Introdução ao Desenvolvimento de Jogos

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 12718/2016 - 19/10/2016

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 620014.

Docente(s)
- Ricardo Jorge Martins Lucas (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
n.a.

Objetivos
Transmitir conhecimentos e conceitos base no desenvolvimentos e teoria de jogos, analisar e desenvolver jogos na perspectiva de utilizador, entender os conceitos de narrativa e personagens bem como perceber o processo de desenvolvimento de um jogo.

Programa
1. A história e cultura dos videojogos
a. A história dos videojogos
b. Os anos 70 - 80
c. Introdução as consolas de sala
d. O crash da indústria
e. Os anos 90 e a mobilidade
f. Dos anos 2000 até hoje
2. Tipos de Jogos
a. Género e tipo de jogo
b. Plateformer
c. RTS
d. FPS
e. Turn-based
f. Battle Royale
g. Survival
h. 4X
i. MMO
j. Hyper casual games
3. A Experiência do Utilizador
a. Importância do tema
b. Detalhe
c. Divertimento
4. Jogabilidade
a. Definição
b. Elementos da jogabilidade
c. Géneros de jogos
5. Teoria de jogos
6. Processo de design e desenvolvimento de um jogo
7. Estruturação e desenvolvimento de jogos para web e para dispositivos móveis

Metodologia de avaliação
- Observação em aula - 10%
- Componente de avaliação teórica - 40%, nota mínima de 7 valores.
- Componente de avaliação prática - 50%, nota mínima de 7 valores. (Mini-projeto: 25%; Projeto: 75%).

Bibliografia
- Santos, P. e Martinho, C. e Prada, R. (2014). Design e Desenvolvimento de Jogos. Lisboa: FCA - Editora de Informática

Método de Ensino
Exposição dos conteúdos programáticos aos alunos com recurso ao método expositivo e demonstrativo. Análise e resolução de casos práticos.

Software utilizado nas aulas
Plataforma de desenvolvimento Unity.

 

 

 


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