IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação

Gestão de Sistemas Informáticos

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6191/2020 - 09/06/2020

6 ECTS; 2º Ano, Anual, 75,0 TP , Cód. 602434.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Fornecer os conceitos quer permitam o planeamento de uma rede informática, a sua monitorização, quer ao nível da rede quer dos sistemas, a contabilização, a sua manutenção e gestão de uma forma segura, eficiente fiável e que escale. Instalar e configurar servidores e serviços Windows e GNU/Linux e utilizar ferramentas complementares de gestão de sistemas e redes, de modo a poder, em primeiro lugar, implementar as políticas definidas nas organizações e em segundo lugar detectar problemas e corrigi-los rapidamente. Implementar mecanismos de redundância que permitem um alto nível de fiabilidade a vários níveis.

Programa
I. Planeamento e instalação de redes- 1. Definição de políticas e requisitos da organização; 2. Clientes, Serviços, Políticas e procedimentos; 3. Planeamento, instalação e manutenção de uma Intranet; 4. Planeamento, implementação, manutenção; 5. Gestão de domínios, sistemas e utilizadores; 6. DNS; 7. Políticas e implementação de contas; 8. Serviço de directórios (Active Directory, OpenLDAP);
II. Gestão de redes - 1. Protocolos e Aplicações; 2. Monitorização e contabilização;; 3. Políticas e aplicações de registo; 4. Servidores de autenticação, autorização, registo e contabilização;
III. Gestão de sistemas - 1. Modelos e aplicações; 2. DMI, WMI, WBEM, ..; 3. Ferramentas; 4. Windows; 5. GNU/Linux; 6. Políticas de backup, redundância e fiabilidade; 7. Tipos de backups; 8. Estratégias de backups e Tipos de Média 9. Preparação de um plano de emergência; 10. Tolerância a falhas
IV. Gestão de servidores - 1. Correio electrónico; 2. Web; 3. Bases de dados; 4. Arquivo
V. Gestão de serviços - 1. Políticas de licenciamento, suporte e manutenção; 2. Helpdesk; 3. Contexto e conteúdo do Helpdesk; 4. Gestão da informação; 5. Problem Report Management System (PRMS)

Metodologia de avaliação

Bibliografia
- Gouveia, J. (2011). Gestão prática de redes : curso completo . : FCA - Ed. de Informática
- Rosa, A. (2018). Windows Server 2016 - Curso Completo. : Windows Server 2016 - Curso Completo

Método de Ensino
Aulas teórica-práticas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos. Aulas teórico-práticas laboratoriais para resolução de problemas e consolidação de conhecimentos utilizando o computador.

Software utilizado nas aulas
Windows Server, Linux

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado