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Ano Letivo: 2019/20

Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação

Estatística

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6191/2020 - 09/06/2020

2 ECTS; 1º Ano, Anual, 30,0 TP , Cód. 602429.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Fornecer aos alunos os fundamentos básicos das principais técnicas e metodologias da Estatística Descritiva. Pretende-se que os alunos compreendam as técnicas estatísticas estudadas e que autonomamente as consigam utilizar corretamente, interpretando os resultados obtidos.

Programa
1. Introdução e conceitos básicos. Estatística Descritiva versus Inferência Estatística.
2. Tipos de variáveis/dados. Classificação quanto à natureza e escala.
3. Tabela de distribuição de frequências.
4. Representações gráficas: diagrama circular, gráfico de barras, pictogramas, histograma de frequências simples e acumuladas, polígono de frequências e polígono integral.
5. Características amostrais
5.1. Medidas de localização: média, moda, mediana, quartis, decis, percentis, mínimo e máximo.
5.2. Medidas de dispersão: amplitude total, amplitude inter-quartil, variância, desvio-padrão e coeficiente de variação.
5.3. Medidas de forma: 1º e 2º coeficientes de assimetria de Pearson, grau de achatamento.
6. Diagrama de extremos e quartis. Outliers.
7. Regressão linear simples.
7.1. Diagrama de dispersão e coeficiente de correlação.
7.2. A recta de regressão de mínimos quadrados. Interpretação dos parâmetros do modelo.

Metodologia de avaliação
Uma prova escrita. O aluno é dispensado de exame se a nota da prova, arredondada às unidades, for igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia
- Reis, E. (2009). Estatística Descritiva. Lisboa: Edições Sílabo. Lisboa: Edições Sílabo
- Ross, S. (2004). Introduction to Probability and Statistics for Engineers and Scientists. . New York: John Wiley & Sons
- Siegel, A. (1996). Statistics and Data Analysis: An Introduction. . USA: Wiley International Edition

Método de Ensino
As aulas incluem uma componente teórica que é predominantemente expositiva, fazendo prevalecer uma forte interação entre a teoria e a aplicação prática. A componente prática é destinada à resolução de exercícios.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

 


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