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Ano Letivo: 2019/20

Design Multimédia

Introdução às ideias do design

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 1895/2018 - 12/02/2018

2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 61754.

Docente(s)
- Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
a)Perceber a intrincada relação do design com a vida diária, entendendo que eles estão diretamente relacionados porque o design responde a inúmeras e diversas necessidades do quotidiano.

b)Adquirir e aplicar conhecimentos do design, tais como os seus princípios básicos, os da composição visual, gráfica e tipográfica, percebendo como os usar para responder aos objetivos e ideias de cada trabalho.

c)Face à especificidade do projeto requerido, pretende-se que cada aluno saiba escolher e adequar os elementos gráficos a usar no projeto requerido, percebendo a eficácia geralmente conseguida pela simplicidade e contenção visual e de meios a usar.

Programa
1 - O conceito de design: análise de casos/projetos e produtos de referência;

1.1. Olhar para o mundo através do design;

1.2. O processo criativo do design - aplicação de ideias, conceitos e necessidades diárias como princípios criativos para o design


2 - O campo visual - noções de composição e os princípios básicos do design:

2.1. O campo visual: o formato, a relação figura-fundo, a textura, a escala e a proporção áurea (o rectângulo douro);

2.2. Tipologias de composição visual;

2.3. A cor e a luz:
- cor luz e cor pigmento;
- cor e expressão: psicologia e simbologia da cor;
- análise da relação do uso da cor e de símbolos visuais;

2.3. Princípios básicos do Design:
- Proximidade;
- Alinhamento;
- Repetição;
- Contraste;
- Simetria/Assimetria;
- Tensão;
- Contraste;
- Proporção/Escala;
- Padrão/Grelha;

3 - Elementos e símbolos visuais como parte da relação entre a visão, a percepção e a comunicação visual;
3.1. - Breves noções da anatomia do tipo e desenho de letras/ nomenclatura e famílias de tipos;

3.2.- Adequação de cada fonte e tipos de letra ao projeto a desenvolver;

3.3. - Signos visuais e logotipos;

4. A Identidade Visual como representação de uma ideia, produto, entidade, instituição ou empresa. Análise de casos/projetos e produtos de referência.

Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua e presencial, pressupondo que cada aluno desenvolve os trabalhos propostos pelo docente com o seu acompanhamento e discussão crítica.
Na avaliação, os trabalhos práticos executados nas aulas terão um peso de 30% da nota final;
O trabalho final terá um peso de 50% e o acompanhamento ou discussão regular de todos os trabalhos terá um peso de 20%.

Estão dispensados de exame os alunos que obtenham na avaliação contínua nota igual ou superior a 10 valores.

O exame será a apresentação/defesa (que terá um peso de 20%) dos trabalhos práticos executados nas aulas (que terão um peso de 30%) e do trabalho final (que terá um peso de 50%), devidamente revistos e melhorados.

Bibliografia
- Costa, J. (2011). Design para os olhos. Lisboa: Dinalivro
- Kandinsky, W. (2002). Ponto Linha Plano. Lisboa: Edições 70
- Moura, M. e , . (2018). O design que o design não vê. Lisboa: Orfeu Negro
- Munari, B. (2006). Design e Comunicação Visual. Lisboa: Edições 70
- Poulin, R. (2011). The language of graphic design. Beverly Massachusetts: Rockport Publishers

Método de Ensino
Aulas teórico práticas: expositivas, seguidas da realização de trabalhos práticos abordando e aplicando os conteúdos lecionados para consolidar conhecimentos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 24 de setembro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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