IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Desenvolvimento de Jogos Digitais

Atelier de Criatividade

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso de Registo nº R/Cr 55/2017 de 13-07-2017

2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 63907.

Docente(s)
- Maria Fernanda Pires Aparício (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Preparar os alunos para saber utilizar e fomentar a criatividade, deter capacidade analítica, efetuar aproximações à resolução de problemas, e encorajar a iniciativa individual e coletiva.

Programa
1. Atitudes criativas:
a. Desenvolver a procura de novas soluções.
b. Desenvolver a capacidade de expressão.
c. Desenvolver a mudança de pensamento e adaptação.
2. Exercícios de criatividade em grupo.
a. Exercícios de humorizar a resolução de problemas.
b. Exercícios de antecipação do pensamento ao problema.
c. Exercícios de desafios interpessoais.
d. Exercícios de desafiar as convenções.
e. Exercícios estimuladores de autoconfiança.
f. Exercícios de tolerância com a incerteza e o risco.
g. Exercícios de motivação.
h. Exercícios de tomada de decisão.
1. Atitudes criativas:
a. Desenvolver a procura de novas soluções.
b. Desenvolver a capacidade de expressão.
c. Desenvolver a mudança de pensamento e adaptação.
2. Exercícios de criatividade em grupo.
a. Exercícios de humorizar a resolução de problemas.
b. Exercícios de antecipação do pensamento ao problema.
c. Exercícios de desafios interpessoais.
d. Exercícios de desafiar as convenções.
e. Exercícios estimuladores de autoconfiança.
f. Exercícios de tolerância com a incerteza e o risco.
g. Exercícios de motivação.
h. Exercícios de tomada de decisão.

3. Ativar o espírito de conceptualização de ideias:
a. Geração e síntese de ideias.
i. Ideias pelos recursos.
ii. Ideias pela oferta.
iii. Ideias pelos clientes.
iv. Ideias pelas finanças.
v. Ideias por múltiplos epicentros.
vi. Poder das questões de antecipação.
b. Processo de elaboração de ideias.
i. Imersão.
ii. Expansão.
iii. Seleção de critérios.
4. Constituição da equipa:
a. Deteção do potencial criativo.
b. Deteção de conflitos.
c. Deteção de estilos de comportamento na relação e na tarefa.
5. Prototipagem:
a. Construir lista de prioridades.
b. Desenho do modelo.
c. Construção do modelo.
d. Exposição do modelo.

Metodologia de avaliação
Realização de trabalho prático em grupo que consistirá na apresentação de um protótipo de um produto ou serviço, sendo atribuída uma classificação final. A não comparência à apresentação e/ou a não realização do trabalho constitui reprovação.

Bibliografia
- Bornstein, D. (2007). Como Mudar o Mundo. (Vol. 1). (pp. 1-472). Portugal: Estrela Polar
- De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. (Vol. 1). Espanha: Paidós
- M., J. e Marina, E. (2013). El Aprendizaje de La Creatividad. (Vol. 1). Espanha: Ariel
- Pigueur, Y. e Orsterwalder, A. (2011). Criar Modelos de Negócio. (Vol. 1). Lisboa: D. Quixote

Método de Ensino
Metodologia totalmente centrada em equipas discentes, que executam um trabalho, no ambiente de sala de aula, sobre cada tema do programa, recolhendo previamente elementos, podendo solicitar ao docente uma orientação nas suas pesquisas.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado