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Ano Letivo: 2019/20

Desenvolvimento de Jogos Digitais

Algoritmos e Estruturas de Dados

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Publicação em Diário da República: Aviso de Registo nº R/Cr 55/2017 de 13-07-2017

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 639012.

Docente(s)
- Fernando Sérgio Hortas Rodrigues (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Domínio de análise e resolução de problemas.

Objetivos
Os alunos terão que aprender a focar-se num determinado problema (ou parte) proposto para programar e, com recurso a algoritmos já estudados ou a implementar, chegar a uma conclusão lógica e racional, de forma que a solução encontrada tenha um mínimo de custo de tempo e ciclos de execução. O facto de o aluno ter noção de que os algoritmos, já existentes, podem ajudá-lo na solução de um determinado problema, em parte ou num todo, poderá criar nele uma metodologia de alcance rápido ao desenvolvimento.O objectivo centra-se essencialmente na abstracção e enfoque, sabendo que um problema complexo pode ser dividido em pequenas soluções, das quais, depois de agregadas numa sequência lógica, levarão à solução da questão inicial.

Programa
1. Revisão a Liguagem C++
1.1 – Tipos de Operadores e Expressões
1.2 – Apontadores e Arrays
1.3 – Estruturas
1.4 – Alocação de Memória ( new / delete )
2. Ambiente Integrado de Desenvolvimento
2.1 – O Visual Studio (Microsoft IDE)
2.2 – Construção de projectos C++ em ambiente consola texto.
2.3 – Compilador, Linker, Debugger.
2.4 – Construção de projectos C++ em ambiente gráfico MFC
3. Estruturas dinâmicas lineares de dados
3.1 – Listas
3.2 – Listas ligadas
3.3 – Listas duplamente ligadas
4. – Tipos Abstratos de dados
4.1 – Pilhas
4.2 – Filas
5. - Introdução às estruturas dinâmicas não lineares de dados
5.1 – Árvores
5.2 – Árvore binária
5.3 – Busca em Árvores Binárias
5.4 – Grafos
6. - Algoritmos de pesquisa não informada
6.1 – DFS – Depth First Search
6.2 – BFS – Breadth First Search
7. - Algoritmos de pesquisa alternada
7.1 – Min-Max
7.2 – Min-Max com cortes alfa-beta

Metodologia de avaliação
Não existe avaliação periódica
Avaliação contínua: 30%, nota mínima 10.
Trabalho prático: 70%, com discussão obrigatória, nota mínima 10.

Bibliografia

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de
casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Visual Studio C++ 2008.

 

 

 


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