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Ano Letivo: 2019/20

TeSP - Animação e Modelação 3D

Português

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11775/2016 - 27/09/2016

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP

Docente(s)
- Patrícia Alves de Carvalho Lobo

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
-Desenvolver competências de compreensão e expressão escrita
-Produzir textos com técnicas/modelos diversificados
-Reconhecer a importância da adequação do discurso
-Desenvolver competências de interpretação e expressão oral
-Adquirir métodos e técnicas de pesquisa

Programa
1. Importância da língua como instrumento de comunicação e a adequação do discurso:
1.1. Alguns conceitos introdutórios (língua / linguagem; língua oficial / língua nacional; língua
padrão; língua materna, bilinguismo/multilinguismo)
1.2. Variação e evolução linguística
1.3. Funções do discurso e adequação discursiva
2. Discurso escrito
2.1. O novo acordo ortográfico: alterações significativas
2.2. Erros frequentes de ortografia, de gramática e de pontuação
2.3. Textos da área profissional: Interpretar, resumir, sintetizar e parafrasear.
2.4. Textos dos media: Interpretar e comentar notícias, reportagens, entrevistas, artigos de
opinião/crítica, crónicas.
2.5. Textos do domínio comercial/institucional: Interpretar e redigir curriculum vitae, carta, e-mail
formal, ata, declaração, requerimento, relatório, contrato, regulamento.
3. Discurso oral
3.1. Regras e técnicas para uma boa expressão oral
3.2. Exposições e relatos
3.3. Entrevistas de emprego
3.4. Apresentações em formato “Pitch”
3.5. Reuniões e debates
4. Trabalhos de pesquisa/ elaboração de relatórios
4.1. Introdução à pesquisa bibliográfica
4.2. A leitura e a seleção de informação
4.3. Organização de dados, estruturação do trabalho e redação do texto final
4.4. Normas de apresentação de citações e de bibliografia

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: presença e participação na aula (10%), projecto (15%), apresentação (25%); prova escrita (50%);
Avaliação periódica: Prova escrita (100%); ou
Avaliação final - exame escrito (100%).
Para efeitos de média, é obrigatório um mínimo de 9,5 valores.

Bibliografia
- CUNHA, C. e CINTRA, L. (2005). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa
- ESTRELA, E. (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa. Lisboa: Dom Quixote
- LEITE, S. e TAVARES, S. (2015). Pares difíceis da Língua Portuguesa. Lisboa: Planeta
- Lopes, M. e Pinto, M. e Azeredo, M. (2015). Gramáica Prática de Português. Lisboa: Rais Editora

Método de Ensino
As aulas são teórico-práticas, sendo pontuadas por diversos exercícios práticos, tanto dentro
como fora da sala de aula, com o propósito de incitar os/as alunos/as a usar a língua em
situações de simulacro profissional.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint e Moodle

 

 

 


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