IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Proteção Civil

Segurança Contra Incêndios em Edifícios

<< voltar ao Plano Curricular

3 ECTS; 1º Ano, Anual, 24,0 TP , Cód. 202114.

Docente(s)
- Valentim Maria Brunheta Nunes (2)
- Maria de Lurdes Belgas da Costa Reis (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Conhecer e compreender as principais características físicas e químicas do fogo bem como as reações químicas envolvidas no desenvolvimento e propagação de incêndios.
Conhecer e caracterizar o risco de incêndio em edifícios. Conhecer os fatores e medidas essenciais para a segurança contra incêndio em edifícios. Conhecer a legislação e regulamentação de SCIE, aplicável a distintos tipos de edifícios. Conhecer e aplicar as disposições construtivas de segurança contra incêndio. Conhecer e aplicar as regras relativas aos meios e sistemas de segurança contra incêndio com base na regulamentação em vigor.
Elaborar estudos de segurança contra incêndio em edifícios, nomeadamente no que se refere a condições exteriores, evacuação, resistência ao fogo e compartimentação, equipamentos de deteção, controlo de fumo e extinção de incêndios. Avaliar o risco de incêndio de edifícios

Programa
1. Química do Fogo. Características físico-químicas do fogo. Reações químicas. Relações mássicas. Equações químicas. Estequiometria das reações químicas. Leis dos gases. Escalas de temperatura. Termoquímica. Energia em reações químicas. Reações de combustão. Combustíveis, comburentes e energia de ativação. Temperaturas características. Velocidade das reações de combustão. Poder calorífico e potencial calorífico dos combustíveis.
2. Desenvolvimento e propagação de incêndios. Processos de transmissão de calor. Condução, convecção e radiação. Deslocamento de corpos inflamados. Processos de extinção. Gases resultantes da combustão. Fumos e chamas. Classes de fogo. Agentes extintores.
3. A importância da segurança ao incêndio em edifícios. Dados sobre alguns incêndios em edifícios. Aspetos gerais a considerar na segurança ao incêndio em edifícios: arquitetónicos; de engenharia civil; instalações técnicas; ventilação e controlo de fumos. Casos de estudo de incêndios em edifícios.
4. Reação ao fogo dos produtos de construção e resistência ao fogo de elementos de construção. Comportamento ao fogo de vários tipos de estruturas. Técnicas de isolamento e proteção de vários tipos de estruturas sob a ação do fogo.
5. Proteção passiva contra incêndio: materiais e técnicas
6. Regulamentação de segurança contra incêndio em edifícios: 51. Regime jurídico de SCIE – Decreto-Lei n.º 220/2008, de 12 de novembro: âmbito, definições e princípios gerais. 5.2. Regulamento Técnico de SCIE: apresentação geral, condições gerais e específicas da SCIE. Condições gerais de comportamento ao fogo, isolamento e proteção. Condições exteriores de segurança e acessibilidade. Condições de cálculo do efetivo e de evacuação. Condições gerais das instalações técnicas. Sinalização de segurança e iluminação de emergência. Sistemas de deteção e alarme de incêndio. Controlo de fumos. Condições gerais dos meios de intervenção: meios de primeira intervenção e meios e segunda intervenção. Sistemas de extinção automática e por agente extintor diferente. Medidas de autoproteção. 5.3. O Decreto-Lei nº95/2009, de 18 de junho – Regime aplicável à reabilitação de edifícios ou frações autónomas.
7. Avaliação do risco de incêndio em edifícios. Métodos mais utilizados na avaliação do Risco de incêndio em Edifícios. Aplicação do Método simplificado, do Metido de Gretener e do Método Arica a edifícios.


Metodologia de avaliação
A avaliação compreende a realização de uma prova escrita (65%) e de um trabalho prático (35%). O trabalho consiste num relatório técnico, resultante da aplicação do RSCIE e de metodologias de avaliação do risco de incêndio a um edifício ou conjunto de edifícios.

Bibliografia
- Castro, F. e Roberto, P. (2010). Manual de Exploração de SegurançaContra Incêndio em Edifícios. (Vol. 1). Lisboa: APSEI
- Coelho, L. (2010). Incêndios em Edifícios. (Vol. 1). Lisboa: Orion
- Pedroso, V. (2011). Sistemas de Combate a Incêndio em Edifícios de acordo com a nova regulamentação. (Vol. 1). Lisboa: LNEC
- Rocha, J. (2017). Segurança Contra Incêndio em Edifícios. Lisboa: EXACTUBOOKS

Método de Ensino
Aulas expositivas para apresentação dos conteúdos teóricos. Apresentação de casos que favorecem a discussão e a intervenção crítica dos alunos. Realização de trabalhos práticos. (Aplicação do RSCIE e Avaliação do risco de incêndio em edifícios.

Software utilizado nas aulas
ARICA2019

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 19 de novembro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado