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Ano Letivo: 2019/20

Proteção Civil

Liderança de Pessoas em Situações de Emergência

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2 ECTS; 1º Ano, Anual, 24,0 TP , Cód. 202113.

Docente(s)
- Isabel Maria da Cruz Ferreira (2)
- Maria Fernanda Pires Aparício (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
Desenvolver competências de gestão de equipas e de recursos. Criar mecanismos de prevenção do stress em situações de emergência.

Desenvolvimento de competências de liderança de gestão de pessoas em situações extremas e stressantes que exigem rápida ação e implementação.


Desenvolver competências emocionais presentes na gestão da mudança e saber gerir conflitos em todas as situações nomeadamente nas de emergência. Desenvolver atitudes e comportamentos de autogestão das emoções e ética comportamental.


Os estudantes devem conhecer os principais tipos de conflitos; distinguir diversas formas de gerir conflitos; escolher a melhor estratégia para resolver conflitos, em situações de emergência.

Tipos de conflitos ; Estratégias de gestão do conflito;Estratégias e táticas de negociação em situações de emergência.

Programa
Gestão de stress em equipa. Soluções de gestão de otimização do stress em contexto de emergência.
Desenvolver as competências de liderança e de gestão de pessoas / equipas. Promover atitudes, comportamentos e estilos de liderança mais adequados e eficazes, de forma a atingir a eficácia e eficiência organizacional em situações de emergência.
Teorias de Liderança
Liderança e competências emocionais.
Construção de planos Individuais de desenvolvimento
Autoconhecimento e perceção dos outros
As situações de emergência e a gestão de si próprio e dos outros
A importância do espírito positivo e de equipas positivas
Tipos de conflitos (interpessoal, intragrupal, intergrupal)
Estratégias de gestão do conflito (evitamento, acomodação, competição/ dominação, compromisso e colaboração)
Estratégias e táticas de negociação em situações de emergência: competitivas, integrativas e acomodativas

Metodologia de avaliação
Em época de frequência, realização de uma prova escrita, para admissão ou dispensa de exame.
Época de exame realização de prova escrita.

Bibliografia
- Caetano, A. e Neves, J. e Ferreira, J. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisnoa: Escolar Editora

Método de Ensino
Sessões TP com exposição oral apoiadas por datashow e consoante os conteúdos específicos, acompanhadas por: apresentação/discussão de casos, simulações, brainstorming, exercícios

Software utilizado nas aulas

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 19 de novembro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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