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Ano Letivo: 2019/20

Conservação e Restauro

Conservação e Restauro Aplicada

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016

15 ECTS; 1º Ano, Anual, 195,0 PL + 10,0 OT , Cód. 338041.

Docente(s)
- Ricardo Pereira Triães (1)
- Sílvia Oliveira Sequeira (2)
- Fernando Manuel Conceição Costa (2)
- Fernando dos Santos Antunes (2)
- Carla Maria P. Calado Rodrigues do Rego (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Pretende-se que o aluno desenvolva a sua autonomia numa especialidade da Conservação e restauro (materiais pétreos, materiais cerâmicos, pintura, escultura, documentos gráficos e mobiliário).
O aluno deve saber realizar trabalhos de diagnóstico, identificação, exame e registo, e propostas de intervenção em bens móveis e integrados atendendo às especificidades de cada área e ao trabalho, através da intervenção deste tipo de bens.
Elaborar relatórios de intervenção de conservação e restauro para a tipologia de bens de cada área, assim como apresentar a devida fundamentação e reflexão sobre os processos de intervenção adotados.

Programa
1. Definição das especialidades: Documentos gráficos, Materiais Pétreos, Materiais cerâmicos, Escultura, Pintura de cavalete e Mobiliário
2. Funcionamento dos laboratórios
3. Definição e desenvolvimento de uma metodologia de intervenção
4. Intervenção de C&R sobre bens culturais móveis e/ou integrados
5. Elaboração de relatório
6. Análise, reflexão e execução de trabalho sobre bens culturais.

Metodologia de avaliação
A avaliação da UC é realizada por intermédio de 2 trabalhos.
1. Trabalho escrito de análise e reflexão (30%) sobre um bem cultural móvel ou imóvel, avaliado por júri, em época de frequência.
2. Participação em aula e relatório (70%) sobre a intervenção realizada em laboratório a entregar no final das aulas (época de frequência), ou em qualquer uma das épocas de exame.

O aluno deve obter nota mínima de 10 valores em cada um dos trabalhos para aprovação na UC.

Bibliografia
- AAVV, . (2001). As rochas dos monumentos portugueses. Tipologias e patologias. (Vol. 1/2). Lisboa: IPPAR
- Alexopoulou, I. e Zervos, S. e , . (2015). Paper conservation methods: a literature review.Cellulose, 22, pp. 2859-2897.
- Rushfield, R. e Stoner, J. (2012). Conservation of Easel Paintings. London: Routledge
- UMNEY, N. e RIVERS, S. (2007). Conservation of Furniture. London: Routledge

Método de Ensino
Nas aulas, práticas laboratoriais, são desenvolvidos trabalhos de conservação e restauro sobre bens culturais.
As aulas de laboratório poderão ser complementadas com participações em seminários ou em visitas de estudo/trabalho.

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 27 de junho de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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