IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Gestão Turística e Cultural

Turismo Empresarial

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013

4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 964132.

Docente(s)
- Maria Rita de Oliveira Nunes d'Angelis (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
A perceção da importância do património empresarial e industrial dentro de nossa Era é fulcral para o desenvolvimento de produtos que valorizem esse espólio humano de interação entre máquinas e natureza. Dentro da unidade curricular haverá a discussão da importância da Revolução Industrial como marco histórico extremamente relevante para, assim, revelar a relevância desse fato e da capacidade de atração que a era industrial tem. Ao fim da disciplina o aluno terá desenvolvido um olhar mais crítico, aprofundado e curioso por essas novas formas de conhecer territórios industriais ou empresariais.

Programa
1.Turismo empresarial
1.1Produtos Turísticos
2.Turismo e Património empresarial/industrial
2.1 Património industrial na Europa
2.1.2 Rotas e circuitos europeus
2.2 Património industrial em Portugal
2.2.3 rotas e circuitos portugueses
3.Economia de experiências
3.1 Dimensões da experiência turística
3.2 O contexto das experiências turísticas
4.Novas Tendências do Turismo
4.1 Nichos/segmentos;
4.2 Procura/oferta;
5. Projeto
5.1 Iniciativa Empresarial;
6. Financiamento
6.1 Fontes de financiamento
6.2 Propostas de submissão de projetos
7. Apresentação e Estudo de Casos de Sucesso

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua com a realização de leitura de artigos científicos e textos relativos a temática debatida em sala de aula com a resposta às fichas de trabalho. Estas terão o valor máximo de 3 valores. Além das fichas, será requerido do aluno a realização de trabalho com componente escrita e apresentação com valor máximo de 17 valores. Os alunos que obtenham 10 valores, ou mais, estão dispensados de exame.

* Avaliação Final - Exame

Bibliografia
- Buhalis, D. e Costa, C. (2006). Tourism Business Frontiers - Consumers Producst and Industry. Oxford, UK: Elsevier
- Mckercher, B. e Du Cros, H. (2002). Cultural Tourism the partnership between tourism and cultural heritage management. Nova Iorque: Routledge
- Turismo industrial – uma abordagem metodológica para o território.(2012, 0 de ---). Revista Turismo e Desenvolvimento,

Método de Ensino
A) Aulas teóricas (exposição dos conteúdos programáticos, reflexão crítica e participação dos alunos);
B) Aulas teórico-práticas (apresentação de estudos de caso nacionais e internacionais, desenvolvimento de trabalho.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de outubro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado