IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Psicologia Social

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964008.

Docente(s)
- Isabel Maria da Cruz Ferreira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final da uc, os estudantes devem:
- conhecer os principais conceitos subjacentes à análise e intervenção psicossocial;
- diferenciar as principais técnicas na análise e intervenção psicossocial;
- compreender a amplitude dos fenómenos de interação humana;
- demonstrar competências de interação no âmbito das relações interpessoais e intergrupais.

Programa
1.Origem e percurso da Psicologia Social: Introdução à Psicologia Social. Algumas definições.
2.Formação de impressões: Principais abordagens.Problemas no estudo na formação das impressões.
3.Atitudes: respostas cognitivas, afetivas e comportamentais. Funções motivacionais das atitudes. Relação entre atitudes e comportamento.
4.Influência social: às escuras e às claras; as experiências de Milgram.
5.Relações e conflitos intergrupais: noção de grupo; principais variáveis; resolução de conflitos e principais tipos de negociação.
6.Atribuição causal: Locus-controle; atribuição causal; erro fundamental da atribuição.

Metodologia de avaliação
- Em época de frequência: realização de cinco trabalhos escritos e uma prova escrita durante o semestre, para admissão ou dispensa de exame. 1.º trabalho peso 25% + 2.º trabalho peso 10% + 3.º trabalho peso 10% + 4.º trabalho peso 10% + 5.º trabalho peso 5% + prova escrita peso 40%. Dispensa de exame com classificação igual ou superior a 9,5 (nove vírgula cinco) valores.
- Épocas de exame estabelecidas: prova escrita.

Bibliografia
- LEYENS, J. (2015). Psicologia social. Lisboa: Edições 70.
- LIMA, M. (2003). Temas e debates em Psicologia Social: Identidade, conflitos e processos sociais - A Psicologia Social na prática. Lisboa: Livros Horizonte.
- MONTEIRO, M. e VALA, J. (2017). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- MYERS, D. (2014). Psicologia Social. São Paulo: McGraw-Hill.

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com exposição oral (apoiadas por datashow) e apresentação/discussão de casos e de resultados de experiências.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 29 de maio de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado