IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Fotografia

Elementos de Física

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 10072/2012 - 25/07/2012

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 964530.

Docente(s)
- Carla Alexandra de Castro Carvalho e Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Aquisição de métodos e processos de resolução de problemas. Aquisição de conceitos gerais em Física; conceitos básicos de cinemática, energia e transformações de energia. Desenvolvimento de competências que permitam ao aluno compreender o espectro electromagnético e interpretar a cor de um objecto.

Programa
1– Medidas de grandezas. Sistemas de Unidades.
Noção de grandeza física. Sistema Internacional de Unidades (SI): unidades fundamentais e unidades derivadas. Exemplos de grandezas físicas.
2– Mecânica – conceitos básicos de cinemática e energia.
Noção de posição, deslocamento, velocidade instantânea e velocidade média do movimento rectilíneo. Movimento circular uniforme: noção de período e frequência. Movimento oscilatório: noção de período e frequência de um oscilador. Energia. Formas de energia. Definição das formas fundamentais de energia: energia cinética e energia potencial. Transformações de energia.
3– Movimento ondulatório. Natureza e Propagação da Luz.
Natureza das ondas: ondas mecânicas e ondas electromagnéticas. Definição de amplitude, período, frequência e velocidade de propagação de uma onda mecânica. Natureza da luz: teoria corpuscular e teoria ondulatória. Efeito fotoeléctrico.
4- Espectro electromagnético. Teoria da cor.
Espectro electromagnético: caracterização das radiações e organização do espectro. Espectro da luz visível. Estudo da cor: cores primárias e cores secundárias. Cor luz (RGB) e cor pigmento (CYM).
5- Noções de Óptica Geométrica.
Corpos luminosos e iluminados. Meios transparentes, translúcidos e opacos. Raios de luz. Noções e leis fundamentais da óptica geométrica.

Metodologia de avaliação
Por frequência: realização de duas provas escritas, uma no decorrer do semestre e a segunda prova no dia da última aula teórica, avaliadas em 20 valores cada. A nota final resulta da média aritmética das duas provas. O aluno terá aprovação se obtiver nota superior ou igual a 10 valores (em 20 valores) ficando dispensado da época de exame. Os alunos que obtiverem classificação final superior a 17 valores poderão ser submetidos a uma prova oral.
Por exame: se o aluno for admitido a exame ou for dispensado mas pretender melhorar a sua classificação, poderá fazer o exame da época normal – uma prova escrita, classificada de 0 a 20 valores, sobre toda a matéria leccionada. O aluno tem aprovação na disciplina se obtiver nesta prova classificação igual ou superior a 10 valores. Os alunos que obtiverem nota superior a 17 valores serão submetidos a uma prova oral.

Bibliografia
- Hewitt, P. (2002). Fisica Conceitual. Brasil: Bookman
- Resnick, H. (2009). Fundamentos de Física. (Vol. 2º). Brasil: Livros Técnicos e Científicos
- Silva, C. (0). Sebenta de Elementos de Física. Acedido em 14 de setembro de 2018 em http://doctrino.ipt.pt/

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas dos conceitos físicos. Aulas teórico-práticas destinadas à resolução de problemas sob orientação do professor e, sempre que possível, complementadas com apresentação experimental no laboratório de Física.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 28 de junho de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado