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Ano Letivo: 2019/20

Engenharia Mecânica

Análise Matemática I

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 14312/2015 - 02/12/2015

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 4,50 OT , Cód. 912302.

Docente(s)
- Maria Helena Morgado Monteiro (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Conteúdos programáticos das disciplinas de Matemática do ensino secundário.

Objetivos
a) Consolidar e ampliar conhecimentos de Matemática adquiridos no ensino secundário;
b) Conhecer e aplicar fundamentos básicos dos procedimentos matemáticos utilizados nas outras UC do curso;
c) Interpretar dados, formular e resolver problemas que envolvem derivadas ou integrais de funções reais.

Programa
1. Funções reais de variável real
1.1. Generalidades sobre funções;
1.2. Funções algébricas;
1.3. Função exponencial e função logarítmica;
1.4. Funções trigonométricas (diretas e inversas) e a sua aplicação nos números complexos;
1.5. Funções hiperbólicas.
2.Cálculo Diferencial em R
2.1. Derivadas;
2.1.1. Definição e interpretação geométrica da derivada;
2.1.2. Regras de derivação e derivadas de algumas funções;
2.1.3. Derivada da função composta;
2.1.4. Derivada da função implícita;
2.2. Aplicações das derivadas;
2.2.1. Acréscimos e diferenciais;
2.2.2.Teoremas das funções regulares;
2.2.3. Crescimento, decrescimento e extremos de uma função;
2.2.4. Problemas de otimização (de natureza geométrica, física e económica);
2.2.5. Indeterminações e Regra de L´Hôpital.
3. Cálculo Integral em R
3.1. Integral indefinido
3.1.1. Primitivas e integral indefinido - definição e propriedades;
3.1.2. Primitivas imediatas;
3.1.3. Métodos de primitivação: primitivação por partes, primitivação de funções racionais, primitivação de potências de funções trigonométricas e primitivação por substituição;
3.2. Integral definido
3.2.1. Definição e interpretação geométrica do integral simples de Riemann;
3.2.2. Propriedades do integral definido;
3.2.3. Teorema fundamental do cálculo integral;
3.2.4. Aplicações do integral definido: cálculo da medida de áreas de regiões planas, de volumes de sólidos de revolução e de comprimentos de arcos de curvas planas;
3.3. Integrais impróprios - integrais em intervalos não limitados e integrais de funções não limitadas.

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência: três provas escritas, classificadas de 0 a 20 valores, cada uma com nota mínima de 5 valores;
Avaliação por exame: uma prova escrita, classificada de 0 a 20 valores.
O estudante é aprovado se obtiver, pelo menos, 10 valores na prova de exame ou na média das provas de avaliação por frequência.
Um estudante que obtenha uma classificação igual ou superior a 17 valores poderá ter de se submeter a uma avaliação extraordinária. Caso não a faça, ficará com 17 valores.

Bibliografia
- Carmo, M. (2005). Trigonometria-Números Complexos. Rio de Janeiro: SBM
- Edwards, B. e Hostetler, R. e Larson, R. (2006). Cálculo. (Vol. I). São Paulo: McGraw-Hill
- Monteiro, H. (2019). Apontamentos de Análise Matemática I. Abrantes: ESTA
- Stewart, J. (2012). Calculus. Belmont, USA: Brooks/Cole, Cengage Learning

Método de Ensino
Aulas teóricas (T) expositivas, onde se descreve e exemplificam aplicações dos princípios fundamentais, acompanhadas de análise e discussão; aulas TP onde o docente orienta os alunos no treino e na exploração de conhecimentos adquiridos nas aulas T.

Software utilizado nas aulas
Excel e PowerPoint.

 

 

 


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