IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Engenharia Informática

Introdução à Tecnologia

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º16228/2009 - 15/07/2009

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 35,0 PL + 35,0 TP + 5,0 OT , Cód. 91195.

Docente(s)
- José Manuel Palma Redes Ramos (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Enunciar e relacionar terminologia técnica e conceitos básicos sobre as TIC, em geral, e a Engenharia Informática, em particular;
2. Qualificar e categorizar fontes e recursos de informação sobre as TIC;
3. Elaborar e comunicar argumentação técnico-científica em domínios fundamentais das TIC;
4. Descrever prospetivas sócio-tecnológicas das TIC;
5. Produzir análise prospetiva e estratégica sobre as TIC;
6. Codificar conteúdos e interfaces Web básicos para implementações estáticas, simplesmente ou multiplamente conectadas;
7. Codificar comportamentos interativos em interfaces Web através de pares evento/ação;
8. Codificar conteúdos e interfaces Web básicos para implementações dinâmicas;
9. Codificar outputs gráficos básicos bitmap (Canvas);
10. Implementar conteúdos e interfaces Web, básicos, gráficos e interativos.

Programa
1. História Geral da Computação, da Internet, da Web e das TIC;
2. A Engenharia Informática e as grandes áreas das TIC;
3. A dimensão sociotécnica da Engenharia Informática;
4. A Hierarquia de Dados, Informação, Conhecimento, Sabedoria, Visão e Estratégia;
5. Os paradigmas evolucionários das TIC;
6. Os paradigmas evolucionários industriais e a “Indústria 4.0”;
7. Os paradigmas evolucionários sociais e a “Sociedade 5.0”;
8. Técnicas de pesquisa e de gestão de informação sobre temas das TIC;
9. Discussão prospetiva e estratégica dos temas evolucionários sociotecnológicos;
10. Metodologias de autoria e de desenvolvimento de prospetivas sociotecnológicas;
11. Codificação estática de conteúdos e interfaces Web conectivos (HTML/CSS);
12. Classes de javaScript: sintaxes, propriedades e métodos;
13. Codificação em javaScript de dados, estruturas de dados e de processos simples;
14. Aplicação de interação através de pares evento/ação;
15. Codificação de ações simples através de programação básica;
16. Codificação de sequências de input-process-output;
17. Codificação de outputs gráficos básicos bitmap (Canvas);
18. Desenvolvimento de miniprojetos Web, básicos, gráficos e interativos;

Metodologia de avaliação
1. Apresentação de uma monografia prospetiva sobre TIC, em formato impresso e em formato Web - 50% (sujeito a nota mínima de 7 valores);
2. Desenvolvimento de duas aplicações Web gráficas e interativas - 50% (sujeito a nota mínima de 7 valores).

Bibliografia
- Geary, D. (2012). Core HTML5 Canvas: Graphics, Animation, and Game Development. eBook Kindle: Prentice-Hall
- Haverbeke, M. (2009). Eloquent JavaScript - A Modern Introduction to Programming. San Francisco: No Starch Press
- Mack, C. (2018). How to Write a Good Scientific Paper. Bellingham, Washington: SPIE
- TutorialsPoint, #. (0). HTML Tutorial. Acedido em 31 de janeiro de 2019 em https://www.tutorialspoint.com/html/index.htm

Método de Ensino
1. Aulas teórico-práticas plenárias com exposição e debate - 28 horas;
2. Aulas de prática laboratorial por turmas em ambiente de desenvolvimento de software - 42 horas;
3. Apoio didático por e-learning, através da plataforma Moodle.

Software utilizado nas aulas
Editor Notepad++; Browser Google Chrome;

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 14 de setembro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado