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Ano Letivo: 2019/20

Comunicação Social

Análise de Audiências

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 9054817.

Docente(s)
- Paula Bela Rosa Luís Lopes (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. A UC de Análise de Audiências pretende conferir aos alunos de Comunicação Social os conhecimentos e competências fundamentais para aquisição de conhecimentos sobre a análise de audiências, enquadrando este conceito com outros relacionados, mas distintos (ponto 1,2 e 3).
2. Esta Unidade curricular pretende explicar a importância da Medição de Audiências e os sistemas utilizados para os diferentes meios, bem como os indicadores mais utilizados e importantes como o alcance, a frequência (OTS) e Investimentos (GRP) (ponto 4 e 5).
3. Todos estes conceitos são importantes para os profissionais do marketing, da publicidade e da comunicação que trabalham diariamente no mercado e que necessitam de realizar o planeamento de meios (ponto 6).
4. Esta UC tem por objetivo dar a conhecer aos alunos relatórios e anuários que lhes permitam ter uma noção do mercado nacional e que podem ser uma ferramenta de apoio no futuro profissional (ponto sete).

Programa
1. Enquadramento teórico
1.1. Conceito de Análise de Audiências
1.2. Distinção entre análise de audiências e públicos
1.3. Objetivos da Análise de Audiências
2. Outros conceitos Associados
2.1. Opinião Pública
2.2. Espaço Público vs. espaço mediático
3. Públicos
3.1. Tipos de públicos
3.2. Segmentação de públicos
4. Medição de audiências
4.1. Audiências na Televisão
4.2. Audiências nos outros meios: Rádio, Imprensa, Publicidade Exterior
4.3. As audiências nos novos meios digitais
5. Indicadores de Medição de audiências
5.1. Alcance e Frequência - Opportunity to See (OTS)
5.2. Gross Rating Point (GRP’s)
5.3. Outros indicadores
5.4. Indicadores de custos
6. Planeamento de Meios
6.1. Estratégias Offline
6.2. Estratégias Online
7. Análise de informação nos principais sites de audiências
7.1. Análise de estudos e relatórios que publicam as audiências dos principais meios nacionais.

Metodologia de avaliação
As metodologias de Avaliação incluem um trabalho de grupo (40%) a entregar e a apresentar e uma frequência (55%). Serão desenvolvidos pequenos trabalhos em aula para reforçar a participação e a assiduidade (5%).
Exame é composto por Prova Escrita – 100%.

Bibliografia
- Baynast, A. e Lendrevie, J. e Levi, J. e Dionísio, P. e Rodrigues, V. (2018). Mercator - 25 Anos - O Marketing na Era Digital. . Lisboa: D. Quixote
- Cardoso, G. (0). Anuário da Comunicação do OBERCOM. Acedido em 13 de fevereiro de 2019 em https://obercom.pt/anuario-da-comunicacao-2016-2017/
- Lendrevie, J. e Dionísio, P. e Baynast, A. e Dionísio, P. e Rodrigues, J. (2010). Publicitor. Comunicação 360º Online Offline. . Lisboa: D. Quixote..
- McQuail, D. (1997). Audience Analysis. London: SAGE

Método de Ensino
A Unidade Curricular será lecionada através de aulas expositivas teórico-práticas que permitem a apresentação dos conceitos e serão realizados trabalhos que permitem a consulta de relatórios e anuários e análise de notícias referentes às audiências.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

 


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